VOLTAR PARA O BLOG

Um bom portfólio empresarial é indispensável na hora de conquistar clientes e fazer negócios.

Somente no primeiro quadrimestre de 2023, o Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI), subordinado à Secretaria da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte e do Empreendedorismo (Sempe) do MDIC, registrou a criação de 1.331.940 novas empresas no Brasil. Com isso, foram registrados 21 milhões de CNPJs brasileiros ativos.

Diante disso, a concorrência tem se tornado ainda mais difícil, forçando as empresas a se desdobrar para se destacar no mercado. O segredo é contar com bons trabalhos e conseguir apresentá-los destacando sua qualidade e benefícios. E isso pode ser feito através de um portfólio.

Um portfólio empresarial é a melhor ferramenta para apresentar a essência, as conquistas e as capacidades de uma empresa. Seja para atrair investidores, encantar clientes potenciais ou agradar parceiros de negócios, um projeto bem elaborado pode ser um diferencial significativo. 

 

Foto: Freepik.

Por que sua empresa precisa de um Portfólio Empresarial?

Como falamos, mesmo com todo o avanço tecnológico, a concorrência é um dos pontos que mais preocupam os empresários. É preciso aprender a se destacar no mercado e mostrar a qualidade do que é feito de forma prática e eficiente.

Um portfólio empresarial é uma prova das realizações do seu negócio, reforçando a credibilidade aos olhos dos interessados. Neste espaço você apresentará somente os melhores trabalhos, utilizando a excelência do que você faz como vitrine da sua experiência.

É muito mais provável que sua empresa seja escolhida quando você apresentar a qualidade da atividade que exerce. Isso oferece uma plataforma para comunicar de forma clara a proposta de valor da empresa, destacando seus produtos, serviços e diferenciais. 

Além disso, investidores e parceiros em potencial muitas vezes procuram evidências de sucesso e um portfólio robusto pode ser decisivo. Imagine que você está na pele do consumidor no momento da escolha, com toda a certeza confiaria mais em uma pessoa que apresenta o que fez de forma estratégica.

 

Benefícios de um Portfólio Empresarial

Geração de confiança

Um portfólio empresarial bem apresentado gera confiança nos stakeholders, mostrando que seu negócio é transparente e confiável.

Diferenciação no mercado

Como falamos, destacar-se em um mercado competitivo é crucial. Um portfólio permite que a empresa fique sob os holofotes, evidenciando suas conquistas e habilidades exclusivas.

Ferramenta de marketing 

Serve como uma ferramenta de marketing eficaz, proporcionando uma visão abrangente do que a empresa oferece e por que é a escolha certa.

 

Onde fazer e o que precisa ser incluso

Primeiramente, manter um site atualizado, responsivo e intuitivo é o primeiro passo. Essa é uma forma prática de expor seu trabalho e reunir todas as informações necessárias sobre sua empresa.

Contudo, caso deseje algo mais simples, plataformas como wordpress, LinkedIn e outras redes sociais também podem auxiliar. Embora não tenham as mesmas funcionalidades de um domínio próprio, são fundamentais no contato com os clientes.

Quanto ao quê divulgar, inicie com a história da empresa. Uma narrativa envolvente sobre a origem, a missão e a visão da empresa é indispensável e te permite oferecer uma compreensão mais profunda da sua identidade.

Agora é a hora de destacar seus principais produtos ou serviços. Descreva cada um deles, seus benefícios, valores e, claro, com detalhes sobre características e casos de uso.

Aproveite para tornar público algum caso de sucesso da empresa. Exiba casos de sucesso e projetos que evidenciem a experiência da empresa, demonstrando resultados tangíveis.

Em um portfólio empresarial, é essencial incluir depoimentos de clientes satisfeitos e evidências de parcerias estratégicas. Assim, consegue validar a reputação da empresa.

Por fim, utilize o portfólio para “dar uma cara” a quem faz. Apresente a equipe de gestão, destacando a experiência e competências que impulsionam o sucesso da empresa.

 

Foto: Arquivo.

Como criar um portfólio empresarial

Para criar um bom portfólio empresarial recomendamos que opte por um design que reflita a identidade visual da empresa, com consistência de cores, fontes e estilos. Se sua empresa ainda não tem uma identidade definida, procure dar atenção a isso ou buscar o auxílio de profissionais no assunto.

Lembre-se, todo conteúdo incluído deve ser claro e focado, usando linguagem persuasiva para cativar os leitores e potenciais interessados. Para torná-lo ainda mais forte, procure utilizar imagens, gráficos e infográficos, assim ele ficará visualmente atraente e fácil de entender.

Selecione apenas o que melhor representa sua empresa, conte detalhes do que foi feito, especificações e as razões por trás de cada escolha. Para que ele se mantenha relevante, garanta que seja frequentemente atualizado com novos projetos, conquistas e informações relevantes, assim garante que ele reflita a posição atual da empresa.

 

Um portfólio empresarial bem elaborado é uma ferramenta poderosa para construir confiança, destacar conquistas e atrair oportunidades de negócios. Ao investir tempo na criação de um portfólio impactante, sua empresa estará posicionada de maneira mais forte no mercado.

A Conelly está preparada para te ajudar nisso. Entre em contato e saiba como!