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Quando falamos nas tendências de marketing e apostas inteligentes para os próximos anos, podemos citar, sem dúvida, o conteúdo interativo, tendo em mente o desejo cada vez maior de clientes de serem participantes nas ações de suas marcas prediletas. Saiba mais:

Atração, retenção de clientes, manutenção do relacionamento, engajamento e conversa com as novas formas de consumir. Essas são apenas algumas das vantagens em adotar esse tipo de conteúdo em sua estratégia.

Quer entender como ela funciona e como empregá-la em seu plano de ações, para oferecer interessantes experiências aos usuários? 

Então acompanhe nossas indicações a seguir! 

Do que se trata o conteúdo interativo?

Trata-se de um conteúdo dinâmico que estimula a participação de sua audiência.

É possível que espectadores de sua marca realizem contribuições em seus tópicos.

Eles podem compreender diversas ações, entre elas: 

  • Responder;
  •  Clicar e tomar decisões de maneira diretamente participativa da jornada de compras.

Com isso, o usuário fica muito mais interessado em seu produto ou serviço oferecido e, além de tudo, sente-se mais valorizado.

Fora destacar-se ante à sua concorrência e aumentar o engajamento de suas páginas, ao incluir o conteúdo interativo, sua empresa poderá contar ainda com novas oportunidades de captar valiosos dados que contribuirão com o aumento de resultados e otimização de suas estratégias de marketing.

Estratégias que compreendem o conteúdo interativo

Antes de conhecer as dicas que apresentaremos e sair criando conteúdos baseados nelas, é primordial que você conheça e tenha bem definida sua persona, quais são suas dores e também necessidades a serem sanadas para que, assim, cada uma das estratégias desenvolvidas possa, de fato, chegar ao público desejado e surtir um efeito positivo.

Conheça os principais formatos para aplicar a estratégia em sua organização:

Transmissão ao vivo

Elas estão cada vez mais populares e não é à toa!

Principalmente pelo período de mudanças que as pessoas enfrentaram nos últimos meses, ferramentas online de interação foram bastante eficientes em diversas formas.

Mais que suprir a necessidade de comunicar-se com outras pessoas, a ferramenta gera proximidade e traz variados conteúdos muito relevantes para a vida profissional, social e emocional das pessoas.

Além de serem muito simples de reproduzir, as lives, por exemplificação, contribuem significativamente para aumentar o alcance de pessoas para sua marca.

Posts de múltipla escolha em redes sociais

Trata-se de uma das formas mais simples de gerar interação e, por isso, é uma das mais adotadas. 

Mesmo perfis de pessoa física utilizam exponencialmente a ferramenta para angariar engajamento.

Mesmo sendo uma ferramenta simples, empresas de maior porte podem e devem utilizá-la também! 

Empregue-a fazendo postagens de múltipla escolha nas redes sociais.

Para não exagerar no uso ou fazê-lo com intervalos muito grandes, consulte a empresa responsável pelo marketing de sua organização e obtenha a instrução sobre o melhor intervalo de utilização das mesmas.

Conteúdo interativo na prática

Na prática, é possível, no stories do Instagram, fazer perguntas aos seus seguidores sobre assuntos que desejam conhecer mais, produtos que querem ver ou preferem, e assim por diante.

Essa também é uma excelente, simples e rápida maneira de mostrar e saber o que seu público prefere dentro do que você anuncia/distribui.

Vídeos interativos

Vídeos interativos

“Você Radical” (You vs. Wild) com Bear Grylls, da Netflix. 

Os vídeos interativos admitem a participação de espectadores da narrativa, podendo esses tomar decisões por meio de ações ou cliques em páginas de destinos.

Baseia-se em uma estratégia antiga, mas que tem um efeito muito interessante, principalmente nos dias de hoje, tanto para o titular do vídeo como para os participantes.

Para quem não tinha o conhecimento, o YouTube, inclusive, já permite a integração de cartões de interação.

Quer um exemplo prático disso?

Na Netflix já existem conteúdos em que o público pode escolher as ações tomadas pelo (s) protagonista (s) do mesmo.

Dois grandes exemplares desse modelo de conteúdo interativo são:

  •  You vs. Wild (como na imagem demonstrada acima);
  •  Black Mirror.  

De acordo com a empresa, o novo modelo de programa trás um grande diferencial ao público, tendo em mente que o mercado de streamings está cada vez mais concorrido. 

Redd Hasting (CEO da Netflix) acredita que a interação entre o público e as séries disponibilizadas na plataforma com esses recursos deve crescer e ser um nicho cada vez mais explorado em lançamentos futuros da companhia.

Conceitos semelhantes, já puderam ser vistos inclusive em canais de tv aberta anteriormente. 

Você decide - programa de tv interativo

Com início em 1992, por exemplificação, o programa intitulado ‘Você Decide’ no ar até 2000, permitia a interação dos espectadores. 

E-books, mapas e infográficos interativos

Quando falamos em materiais ricos, também conhecidos por infográficos, e-books e outros que reservam diversos dados, imagens e informações relevantes em um único conteúdo, já trazemos uma opção bastante engajante na estratégia de um negócio. Entretanto, é possível aproveitar ainda mais esses ao seu favor, tornando-os mais envolventes para seus espectadores, que é o que acontece quando esses materiais contam com ações interativas. 

Entre essas podemos citar opções como:

  • Calculadoras (que ajudam a mostrar ao consumidor como o seu produto pode ajudá-lo a poupar recursos);
  • Revelar dados de acordo com a movimentação do cursor do mouse;
  • Revelar dados conforme a interação do usuário no conteúdo;
  • Utilizar efeitos de zoom em imagens;
  • Adicionar quizzes;
  • Disponibilizar questionários interessantes, entre outros. 

Testes, quizzes e questionários, por sua vez, são bastante populares e ainda possuem um enorme potencial de engajamento. 

Quer um exemplo?

Vide, exemplificando, o Buzzfeed que disponibiliza testes que ficaram bastante conhecidos. 

Esses, por sua vez, mais que entreter, ainda apresentam o benefício da coleta de dados relevantes sobre os seus clientes que, assim como outras opções já citadas, também poderão ajudá-lo a aprimorar suas estratégias de marketing.

Gostou dessas dicas?

Que estratégias das citadas você já faz uso e pôde observar um crescimento significativo de sua audiência ou resultados alcançados?

Compartilhe conosco nos comentários!

Tem o desejo de começar a produzir conteúdo interativo e não sabe por onde? 

Algumas ferramentas já disponibilizadas no mercado podem lhe ajudar com isso e falaremos sobre elas em nosso próximo post! 

Ficou com alguma dúvida sobre a adoção do opcional para sua marca? 

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