Estar à frente da concorrência e ter uma empresa bem consolidada no mercado é o que todas as empresas buscam durante a construção da marca. Mas para isso, primeiramente, o empreendimento precisa passar por um processo de construção de marca, o qual ocorre naturalmente com o tempo, mas que também depende de ações dos gestores do negócio.
De acordo com uma pesquisa da Nielson, 59% dos consumidores preferem comprar novos produtos de marcas que já conhecem ou já adquiriram.
No artigo de hoje a gente te explica passo a passo como criar uma marca de sucesso. Confira!
É importante ressaltar que ‘marca’ não se resume apenas ao nome da empresa, mas também está relacionada a tudo o que o negócio representa e desperta nos clientes. Isto é, o que ela vende, o logotipo, rótulo, embalagem dos produtos e tudo aquilo que está ligado a imagem da empresa.
Diante disso, para a construção de marca do seu negócio, precisa responder às seguintes questões:
- Qual o meu lugar no mercado?
- Qual a personalidade da minha marca?
- Qual o slogan?
- Qual logotipo os clientes irão associar a marca?
O que é construção de marca?
A definição de construção de marca é gerar conscientização sobre o seu negócio por meio de estratégias e campanhas, com o objetivo de criar uma imagem única e duradoura no mercado.
Imagem positiva + destaque = sucesso da marca.
Passo a passo para a construção de uma marca de sucesso
O Branding – conjunto de ações e estratégias usadas para despertar sensações e criar conexões, a qual faz com que o consumidor escolha determinada marca para adquirir seu produto ou serviço – trabalha em favor da construção da personalidade é um dos passos mais importantes nessa caminhada.
Ele pode ser dividido em três fases:
- Estratégia de marca – irá mapear o diferencial da marca e mostrar credibilidade para o cliente. A estratégia irá transmitir o seu propósito e como você irá resolver o problema do cliente.
Você precisa pensar nessa estratégia como você gostaria que todo mundo visse seu negócio. Uma estratégia eficaz deve incluir os seguintes componentes:
- Desenvolvimento de propósito de marca;
- Desenvolvimento de público;
- Pesquisa de concorrentes;
- Voz e personalidade da marca;
- Mensagem e história da marca;
Por isso, é muito importante começar com a estratégia da marca, pois muitas empresas pulam esse processo e vão direto para o design e o marketing e acabam errando na base desta construção..
2 – Identidade da marca – é a maneira como será transmitido para o público, através de recursos visuais, mensagens e experiência. A sua estratégia de marca influenciará como você apresenta sua identidade e como ela é alinhada com o seu propósito.
Os elementos de identidade de marca devem ser aplicados em todos os canais, pois é a maneira que ela irá se tornar reconhecível pelo público.
Isso inclui:
- Logotipo;
- Cores e fontes;
- Padrões e ícones;
- Garantia;
- Design do site;
- Conteúdo e mensagens;
- Publicidade;
- Impressão ou embalagem;
3 – Marketing da Marca – o famoso branding, é a maneira como as empresas ou organizações destacam e divulgam produtos ou serviços, conectando valores e voz ao público certo por meio de uma comunicação estratégica.
A ampliação da imagem da sua marca poderá ser feita de forma eficaz através de diversas ações de marketing digital:
- Experiência do usuário (seu site)
- SEO e marketing de conteúdo
- Marketing de mídia social
- Marketing de email
- Publicidade paga
Juntos, esses canais são fundamentais para a marca crescer e ser reconhecida no mercado.
Diante disso, por que investir em estratégias e branding é tão importante para construir sua marca? A resposta é simples, uma marca que se conecta com seus clientes, mostra o verdadeiro valor dos seus produtos ou serviços e proporciona experiências positivas, ganha a confiança do público e consequentemente, faz sucesso no mercado.
Entretanto, para que isso aconteça de fato, algumas ações são necessárias. O gestor do negócio deve mesclar as estratégias do branding com técnicas da publicidade e do marketing tradicional.
Nesse caso, deve-se, portanto, trabalhar a identidade visual e a divulgação da marca.
Identidade visual
Categorizada como conjunto de peças visuais, a identidade visual de uma marca é responsável por expressar os valores, propósitos e ideias da empresa, produto ou serviço para o público através do logotipo, cores, nome, slogan, embalagens e outros.
Divulgação
Esse tópico diz respeito aos métodos usados para divulgação da marca. Isto é, qual tipo de mídia (online ou offline) será usada.
A divulgação por meio da mídia online é aquela que utiliza as estratégias das redes sociais, e-mail marketing, blogs e qualquer outro recurso da internet.
Já a mídia offline, também conhecida como mídia out of home (MOOH), é todo e qualquer método tradicional de divulgação, ou seja, trabalhar com outdoors, flyers, anúncios em rádio, TV, jornal ou revista.
Além disso, conhecer o perfil do cliente, definir os valores e metas da empresa, trabalhar expectativa junto com entrega, definir a linguagem, bem como os canais de comunicação que serão usados e fazer tudo isso mediante um planejamento, aumenta as chances da marca fazer sucesso.
Linguagem para chamar a atenção do público em anúncios publicitários
Ao buscar a definição de linguagem publicitária, o resultado encontrado é a linguagem utilizada para escrever essas peças. Isto é, a maneira com que se escreve determinado conteúdo dentro da publicidade, de modo que o público seja influenciado a consumir certo produto ou serviço.
Isso quer dizer que a linguagem usada em anúncios publicitários é fundamental para a construção de marca, já que ela faz parte do conjunto de estratégias para impactar futuros clientes. Afinal de contas, saber qual linguagem utilizar, de acordo com o público que deseja atingir, faz com que o resultado seja alcançado mais rapidamente.
Características da linguagem publicitária
Primeiramente, a linguagem publicitária não é, necessariamente, um texto, ou seja, pode ser uma imagem e até mesmo um áudio. Diante disso, o tipo de linguagem utilizada deve ser escolhida estrategicamente, de modo que a mensagem transmitida conquiste o público.
A segunda característica da linguagem usada em anúncios publicitários é o local em que é aplicada. Isto é, se é feita para outdoor, revista, faixa, cartaz ou campanha online.
É importante definir com antecedência onde a propaganda irá circular, pois a estrutura da linguagem varia de acordo com o meio de divulgação. Porém, os textos possuem uma estrutura base, composta por:
1) título;
2) corpo do texto contendo as informações principais
3) slogan indicando o posicionamento da marca/empresa.
Além da linguagem, o anúncio publicitário da marca de sucesso é criativo e objetivo o bastante para chamar a atenção do público. Este possui título, imagem ou não, corpo do texto com frases curtas e persuasivas, junto do slogan e da identidade visual da marca como um todo.
Conclusão
Para a construção de marca e o sucesso da mesma, é necessário respeitar o processo natural de crescimento e reconhecimento da empresa.
Mas, para além disso, é essencial ter um planejamento referente às ações e estratégias que devem ser colocadas em prática, e montar assertivamente as peças publicitárias de acordo com os objetivos da empresa, a linguagem e o público que deseja atingir.
Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Conelly Master Media, onde você pode encontrar diversos conteúdos sobre construção de marca.
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