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Desde o início da pandemia do Covid-19 até os dias de hoje muitas coisas mudaram, desde a forma como as pessoas compram, se comunicam e buscam informações. Esses tipos de mudanças fizeram com que as empresas se obrigassem a repensar como será o marketing após o Covid 19. O desafio agora é como anunciar, como se mostrar e como fidelizar seu cliente e se manter conectado com ele após tantas mudanças.

O Covid-19 mudou o mundo e com ele a forma de fazer marketing e publicidade também sofreram mudanças. A Egon Zehnder, uma empresa global de consultoria em gestão e liderança, realizou uma pesquisa com 65 executivos de 61 grandes marcas mundiais como Nike, Airbnb, PepsiCo, P&G, L’Oréal, Trivago e Seara, para saber como eles estão vendo o futuro do marketing pós o Covid-19. Entre os entrevistados para essa pesquisa estão 65% de empresas de consumo, 15% prestadoras de serviço, 9% empresas técnicas e 11% de segmentos diversos.

O estudo indicou que mudanças profundas já estão sendo vistas pelos gerentes de marketing das empresas, desde o funcionamento do mercado, até a forma com que eles trabalham. Para garantir seus empregos, será preciso reciclar suas habilidades e estar por dentro das ferramentas e estratégias de marketing que surgem a todo o momento.

Quando se fala em mercado, a pesquisa aponta que será preciso profissionais que atuem em um cenário onde o planejamento tradicional não atende mais às necessidades do negócio. Isso não pode ser generalizado, pois as empresas foram afetadas de formas diferentes e específicas, mas o maior desafio delas é o mesmo: Não será mais possível planejar uma campanha de marketing para um ano ou um ano e meio. O mercado se tornou mais ágil e rápido.

O Covid-19 acelerou a digitalização dos negócios e encorajou empresas, que de outra forma, não teriam mudado seu modelo de negócio tão rapidamente. Isso pode ser visto também nas empresas que já eram digitais antes da pandemia, pois seus processos foram acelerados para acompanhar o consumidor e o mercado.

Embora esse ritmo de transformação seja positivo, o estudo diz que pode ser um desafio constante para as organizações, pois nem todos poderão desenvolver as habilidades digitais necessárias para continuar operando. E é aí que entram empresas especializadas em marketing, que estão acompanhando todas as mudanças do mercado durante todo o período da pandemia. 

Lembrando que o marketing online mudou muito, mas o offline ainda continua sendo uma ótima estratégia de marketing após o Covid-19.

O marketing offline após Covid-19

Como vimos na pesquisa, o marketing online cresceu muito durante a pandemia, o que fez com que muitas organizações abandonassem as táticas do marketing offline. Está mais do que claro que a internet é uma das formas mais eficientes de atingir seu público-alvo. Não podemos esquecer que o envolvimento offline como os clientes têm um valor único e distinto nas estratégias de marketing.

Com a diminuição dos casos e o controle da pandemia do Covid-19, muitas empresas estão voltando a aumentar seu orçamento e investindo no marketing offline. De acordo com os relatórios produzido pelo Digital Marketing Institute, 9 em cada 10 empresas esperam que seu orçamento em marketing online e offline continue crescendo em 2022 e 2023. Métodos tradicionais de marketing offline como televisão, rádio, outdoors, folhetos de rua e eventos presenciais sempre foram a maneira mais popular para as marcas atingirem o público-alvo e apoiarem as estratégias online.


Conheça 5 estratégias:

  1. Engajamento e networking – mesmo que hoje em dia sejam feitos de forma virtual, as interações e conexões das pessoas face a face continuam a desempenhar um papel vital na rede e na comunicação offline. Esse tipo de contato oferece a oportunidade de construir relacionamentos que a troca digital muitas vezes não consegue.

    Existe aquela parcela de clientes-alvos que não usam celular e computadores o tempo todo. Essas pessoas ainda acreditam no contato pessoal e na construção de relacionamento através do toque e olhar. Se esse dado for ignorado, as chances de perder uma boa parte dos consumidores será grande.

    À medida que a pandemia vai amenizando, vai surgindo a oportunidade real para as empresas se envolver com a comunidade local. Seja no apoio de uma iniciativa, patrocínio ao esporte ou participando de projetos sociais da comunidade. Esses compromissos ajudam a garantir boas oportunidades de relações públicas e aumento da visibilidade da marca, elevando o valor dela e criando um reconhecimento e confiança.
  2. Distribuição de folders – as estratégias de marketing que geram mais impactos significativos, são aquelas que usam a combinação de técnicas de marketing online e offline juntos para chegar ao público-alvo e ajudar na interação e reconhecimento da marca.

A distribuição de material impresso é uma das ferramentas tangíveis mais popular para qualquer tipo de negócio. Os profissionais de marketing acreditam que essa ferramenta seja importante para a construção e reconhecimento da marca, principalmente nesse momento onde as pessoas estão circulando nas ruas normalmente.

De acordo com um relatório feito pela Forbes sobre descobertas em neurociência, os conteúdos e anúncios em papel oferecem vantagens especiais na conexão do cérebro, principalmente quando se trata de lembrar da marca e o impacto social que ela pode causar.

Você até pode pensar que esse tipo de marketing não pode ser medido com precisão ou o resultado é demorado para rastrear, mas você estaria errado. A distribuição de material impresso ainda tem o poder de aumentar a aquisição de clientes, disparar as vendas e melhorar o reconhecimento da marca mesmo após o Covid-19. Além disso, para competir com grandes marcas no mercado, é preciso que sua empresa seja notada em todos os lugares, não apenas nos canais online.

      3. Criatividade no marketing de guerrilha – ideias criativas sempre trazem resultados, tanto na mídia online, quanto na offline. Depois do Covid-19, as empresas precisaram diminuir os gastos em todos os departamentos, principalmente no marketing. Esse tipo de estratégia se concentra em ideias pouco ortodoxas que criam uma impressão duradoura nos clientes, utilizando o menor investimento possível.

Essa ferramenta atua perfeitamente para trazer os compradores do offline para o online. As ideias de marketing de guerrilha dependem apenas da criatividade e da execução. 

Como os canais de marketing online tem uma estrutura restrita, os offlines são melhores para flexibilizar a força desta estratégia. No entanto, de todas as ideias de marketing offline, o marketing de guerrilha requer uma abordagem mais criativa e original. 

    4. Anúncios em rádio, TV e outdoors – a ideia é alcançar o público quando tiver a atenção deles. Grandes anúncios físicos certamente chamam mais a atenção do público e ainda funcionam muito bem atualmente. Promover a marca da sua empresa para um público mais amplo, não somente o seu público-alvo pode ter um alcance bem interessante.

Na televisão não é diferente. Levando em consideração que os serviços de streaming estão em quase todas as casas do mundo, ainda existem milhões de pessoas que preferem canais de TV regulares. Nesse método de divulgação será alcançado um público mais cativo, fiel, sem contar que é possível garantir que os anúncios sejam vistos no momento certo e pelo público certo.
Usar jingles cativantes e publicidades coloridas nas ruas, irá criar um destaque no mercado diferenciado, talvez seja essa uma das vantagens do marketing offline após o Covid-19, muitas pessoas desacostumaram de ver um frontlight ou um outdoor colorido em bem elaborado.

     5. Cartões de visita – considerado uma das ferramentas mais populares para qualquer negócio, os cartões de visitas são tangíveis e são essenciais para qualquer negócio. Os cartões permitem que os profissionais das empresas forneçam uma maneira compacta de entrar em contato com rapidez e eficiência.

Menos pessoas, na era digital, estão investindo nos cartões de visita, pois acreditam ser uma ferramenta redundante onde todos já estão presentes digitalmente. É um erro, pois você será lembrado por causa do que está estampado em seu cartão de visitas, inclusive a URL do seu site e seu e-mail, além de logotipo, número de contato e endereço físico.

Conclusão

Por fim, as táticas de marketing offline após o Covid-19, podem ser altamente eficazes no suporte e na construção da marca online da sua empresa e, comprovadamente, têm o poder de influenciar nas decisões de compra dos clientes onlineAo combinar estratégias offline e online, você pode trazer o marketing para um círculo completo, aumentando a visibilidade de sua marca e, ao mesmo tempo, atraindo a atenção de vários consumidores.

Descubra o que a Conelly Master Media pode fazer com as ferramentas de marketing offline e online para a sua empresa.

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