Escolha uma Página
VOLTAR PARA O BLOG

Muitos profissionais têm um frio na espinha quando um recrutador pede o portfólio na hora de avaliar o conhecimento técnico. Isso porque muitos acham que montar esse portfólio é um “bicho de sete cabeças”, mas não precisa ser.

Veja também: os 4 pilares fundamentais de uma uma parceria profissional duradoura. 

Para iniciar um portfólio eficiente, basta você ter em mente qual será o seu objetivo e intenção com o material.

No post anterior, você pode conferir o que é o portfólio e qual sua importância, tanto para você, quanto para quem irá contratar seus serviços, seja cliente ou empresa.

Neste post agora, você irá ver qual a diferença entre este documento e o currículo, além de aprender a montar um portfólio bem apresentável. Confira. 

Mas qual a maior diferença entre um portfólio e um currículo?

O portfólio será seu maior aliado na busca por uma excelente colocação ou oportunidade em seu mercado de atuação. Em um currículo, é possível descrever e adicionar diversas experiências. Já o portfólio, garantirá aos interessados que você realmente entende do que faz e, ainda, apresenta seus grandes diferenciais em relação a outros candidatos. 

Portfólio: como montar de forma correta?

Foto/Reprodução: Apresentação de trabalhos através de portfólio online. Via: Igor Miske – Unsplash

Para fazer um bom portfólio, é necessário seguir algumas diretrizes simples. São elas: 

Definir o objetivo do seu portfólio

Como já citamos anteriormente, estabelecer o objetivo do seu portfólio é uma decisão fundamental para definir a base de toda a sua criação seguinte. Esse objetivo lhe auxiliará a saber a melhor organização, design e informações que serão incluídas no documento. 

Foque nos principais trabalhos realizados por você 

Portfólio: como montar de forma correta?

Definição de ideias e principais pontos a serem apresentados no portfólio. Via:Getty Images

Em seu portfólio você deve mostrar o que faz de melhor. O que não significa que deve esconder seu repertório, e sim focar em seus trabalhos mais interessantes, tanto para você, quanto para possíveis contratantes que o acessarão. 

Veja ainda: A conexão entre a publicidade e às evoluções tecnológicas 

Caso você possua uma vasta quantidade de materiais produzidos, certifique-se de fazer uma seleção entre eles. Um portfólio grande demais pode acabar se tornando cansativo, além de poder dividir a opinião de quem o consulta ao invés de gerar uma rápida aprovação.

São raros os casos de empresários e outros contratantes que dispõem de muito tempo e interesse para analisar um único portfólio. Por isso, seja breve e objetivo.

Portfólio: como montar de forma correta?

Foto/Reprodução: Análise de materiais. Via: Getty Images

Lembre-se de variar as peças e não repetir várias de uma mesma campanha. Por exemplo: para um portfólio de apresentação com 15 trabalhos, utilize apenas 3 peças de cada uma das campanhas. Isso já será suficiente. Do contrário, você pode gerar a impressão de que você só fez ou sabe fazer uma coisa. Lembre-se de que o seu portfólio deve ser a sua voz, apresentação e defesa.

Não esqueça dos créditos

Não esqueça de dar os devidos créditos as outras pessoas que fizeram parte de um projeto ou campanha com você. De antemão, você se apresenta de forma justa, colaborativa e honesta ao mercado, demonstrando o tipo de profissional e pessoa que você é.

Organize seus trabalhos por ordem de importância

Portfólio: como montar de forma correta?

Foto/Reprodução: Apresentação de trabalhos via portfólio, por ordem de importância. Por: NordWood Themes – Unsplash

A ordem em que seus trabalhos são apresentados fazem toda a diferença. Pare para pensar em quantos materiais um empregador analisa ao desejar preencher uma vaga. Se o seu material for muito extenso ou ainda tiver conteúdos fracos, é muito provável que seu nome e oportunidade irão para o final da fila.

E mais: 5 lições para tirar da reestruturação da editora Abril 

Comece seu portfólio com os melhores trabalhos realizados e com os que você acredita que sejam os grandes destaques de sua carreira. 

No meio do documento, adicione as peças que não simbolizam grande destaque, mas que também não são ruins. Em seguida, suba um pouco o nível adicionando peças melhores e finalize o material com peças tão boas e significativas quanto as do início. Isso serve para demonstrar o nível de seu portfólio e reafirmar a ideia de que a qualidade de seus trabalhos, é sempre linear.

Portfólio: como montar de forma correta?

Foto/Reprodução: Apresentação linear de trabalhos, através de portfólio. Via: Mel Poole – Unsplash

Um portfólio coeso do começo ao fim, consegue passar a sensação de um alto padrão de qualidade, tornando-o um destaque a quem quer que esteja o analisando. 

Se estiver na dúvida a respeito de peças medianas, não as coloque. Você só deve utilizar o que com certeza contribuirá com seus objetivos. 

Simplifique a visualização 

Um bom portfólio é, antes de qualquer coisa, agradável e interessante de se ver. Lembre-se de construir algo que desperte o interesse das pessoas, que gere empolgação a cada etapa. Ninguém quer dar continuidade a uma conversa chata ou a um filme tedioso. O mesmo não pode acontecer com seu portfólio.

Portfólio: como montar de forma correta?

Foto/Reprodução: análise de portfólio de candidatos. Via: Dai KE – Unsplash

Para lhe ajudar nesse sentido, tenha em mente que a leitura deve ser facilitada, tanto das imagens, quanto dos textos disponíveis.

Em relação às imagens, é importante deixar uma em destaque e em maior tamanho que as outras que estiverem apresentadas ao redor. Certifique-se de que todas conversem e combinem entre si. 

E, em relação aos textos, garanta para que sejam objetivos e interessantes. Nesse caso, menos é mais! 

Contraste

Muita atenção a qualidade das imagens disponibilizadas em seu portfólio. Dê sempre a prioridade a imagens de ótima qualidade, mesmo que isso signifique diminuir significadamente a quantidade de material apresentado. Isso facilita a visualização dos produtos e serviços oferecidos, além de tornar a experiência de contratantes muito mais agradável e objetiva.

Portfólio: como montar de forma correta?

Foto/Reprodução: Seleção de fotos para portfólio. Via: Pankaj Patel, on Unsplash

O contraste de cores é um ponto-chave. Por isso, cuide para que o balanceamento das imagens e cores esteja uniforme.

A capa do seu portfólio

Portfólio: como montar de forma correta?

Foto/Reprodução capa de apresentação do portfólio. Via Amith Nair – Unsplash

A capa deve ser pensada exatamente em  seu público alvo e no que ele gostaria de ver. Na capa, de continuidade a mesma linha de raciocínio disponível no conteúdo do portfólio. Siga um padrão de cores e de fontes para manter a coerente em seu material, do começo até o final. 

Veja também: as mudanças da educação na era digital .

Um portfólio bem produzido, com qualidade e coerência, pode te levar aonde você tanto sonha em chegar.

Portfólio: como montar de forma correta?

Foto/Reprodução: Reunião de definição de projetos novos em agência de propaganda.Via: X. Ventures – Unsplash

É preciso confiar em você. Caso você não esteja seguro, é muito provável que você precise de maior qualificação em algum ou alguns pontos do mercado em que deseja trabalhar. Feito isso, basta seguir as nossas dicas, correr atrás e acreditar. 

Veja também: O melhor ROI da história de uns dos nossos clientes. 

Ao analisarem o seu portfólio, o que mais será levado mais em conta será sua organização e o conjunto do que está sendo apresentado. Saiba vender a si mesmo e o seu seu trabalho.  Ao analisar todas essas características, você se colocará em constante processo de aprendizado e crescimento profissional que é, sem dúvida, essencial para alcançar uma carreira brilhante.