VOLTAR PARA O BLOG

Relançado após uma reforma estratégica, o tradicional e característico Restaurante Tortuga, localizado em Curitiba/PR, reabre suas portas, contando com diversas novidades e atrações.

Famoso pelos pratos cheios de afetividade e sabor, o Restaurante Tortuga, em sua nova versão, chega para conquistar ainda mais fãs e adeptos. Prova disso, foi a grande noite de lançamento do Restaurante, um grande sucesso que contou com um menu especial servido a todos os presentes, além de uma novíssima área kids, para maior comodidade dos pais e pequenos, música ao vivo, entre outras atrações. 

Veja também: A relevância do Marketing Offline na era digital 

Entre as principais, a inauguração no novo espaço cultural dedicado à história do Pirata Zulmiro. O evento contou com a presença do ilustre economista e arqueólogo Marcos Juliano Ofenbock (responsável pela descoberta da veracidade da história do Pirata), que agraciou a todos os convidados com um tour especial, cheio de curiosidades pela trajetória de vida de Zulmiro, que agora está presente e representada através de quadros exclusivos que estão localizados na taberna, em uma das entradas do restaurante.

O relançamento do temático Restaurante Tortuga, em Curitiba/PR

Foto/Reprodução: Daniele e Carlos (proprietários do Restaurante Tortuga),Marcos Juliano Ofenbock (economista e arqueólogo) e autoridades da cidade de Curitiba/PR. Via: Star Produções.

Adam Patterson (Cônsul Britânico do Paraná), Eduardo Pimentel (Vice-Prefeito de Curitiba), Rodolpho Zannin (Diretor de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba), Sergio Marcos Krieger (Coordenador de Patrimônio Cultural do Paraná) e Tatiana Turra (Secretária de Turismo de Curitiba) também estiveram presentes para prestigiar a reinauguração do tão aclamado restaurante. 

No novo espaço kids, um ilustrador convidado agraciou aos convidados que, em forma de lembrança, levaram para casa caricaturas incríveis de si mesmos ou, ainda, de toda a família, como desejassem.

O relançamento do temático Restaurante Tortuga, em Curitiba/PR

Foto/Reprodução: Mineiro de botas, sobremesa servida no menu especial da noite de relançamento do Restaurante. Via: João Manoel T. Godoy

Além de alta gastronomia, grandes nomes da cidade e caricatas ilustrações, os convidados ainda puderam apreciar deliciosa música ao vivo ambiente durante toda a noite de lançamento, além de uma surpreendente performance de dança. Tudo para fazer com que os convidados se sentissem na verdadeira ilha de Tortuga, que agora é representada no coração de Curitiba, na Av. Manoel Ribas, 702 – Mercês. 

Mas como garantir continuidade no crescimento e desenvolvimento dos clientes? 

Para que um cliente obtenha sucesso contínuo, assim como é o caso do nosso grande parceiro Tortuga, é necessário muito mais do que um trabalho bem executado, por ambas as partes. Para isso, é preciso buscar constante crescimento, reinvenção e, principalmente, pensar fora da caixa. 

O relançamento do temático Restaurante Tortuga, em Curitiba/PR

Foto/reprodução: Personagens presentes na reinauguração do Tortuga Restaurante para entretenimento e diversão do público presente. Via: João Manoel T. Godoy

Pensando nisso, nós da Conelly Master Media, junto a diretoria do Restaurante Tortuga, pensamos em novas formas de utilizar o espaço que havia no restaurante, para que ele pudesse continuar comportando e atendendo bem, tanto a nova demanda de clientes quanto a clientela mais antiga, além de surpreender ambos os grupos de alguma forma. 

Veja também: As novas formas de obter sucesso no atendimento ao cliente 

Tendo isso em mente, propomos uma nova identidade, temática e visual, para o restaurante. 

A nova identidade visual do Restaurante Tortuga 

Todo o material e identidade do Restaurante Tortuga foi baseado na cultura pirata, desde a decoração, passando pela sinalização interna até a comunicação para as redes sociais. 

Essa temática foi inspirada e escolhida em homenagem ao Pirata Zulmiro, o último pirata conhecido e popularizado da história, o qual passou seus últimos dias de vida na cidade de Curitiba/PR. 

E mais: Conheça as vantagens do Instagram for Business 

O processo de desenvolvimento da identidade visual teve como base principal os mapas utilizados pelos piratas, cartas e documentos antigos, onde os papéis apresentavam texturas como a de papiros, elementos como a madeira desgastada, cordas e as tradicionais caveiras, é claro. 

A nova marca

A nova marca ganhou uma revitalização com intuito de complementar a nova fase do restaurante. A ideia para criá-la partiu de preservar a tipologia antiga, acrescentando o desenho de uma caveira juntamente a de um garfo e uma colher cruzados, remetendo a comida, aplicados sobre um brasão rústico, bastante característico das antigas placas de tavernas.

O relançamento do temático Restaurante Tortuga, em Curitiba/PR

Foto/Reprodução: Arte desenvolvida para post em rede social do cliente Tortuga Restaurante. Via: Conelly Propaganda.

As cores aplicadas ao material de comunicação tiveram, como objetivo maior, trazer a sensação que temos ao nos deparar com materiais antigos, de grande valia informativa e cultural, assim como o tom de verde já utilizado no restaurante anteriormente, bastante presente em tecidos de flâmulas da época representada. Já o vermelho “vivo”, emprega contraste as demais cores e era também muito utilizada nos selos que fechavam as cartas enviadas pelos antigos comandantes. 

Veja ainda: Os 4 pilares fundamentais para uma parceria duradoura 

Toda a tipologia utilizada nos materiais de comunicação também foi baseada em cartas, placas e escritas que foram encontradas em embarcações. Utilizamos variações entre letras manuscritas, serifadas e desgastadas. 

Sobre as principais peças desenvolvidas 

Os quadros do Restaurante Tortuga

Como já citadas anteriormente, foram desenvolvidas 12 peças que retratam, ao longo do percurso de uma das entradas do Restaurante, toda a história do pirata Zulmiro. Desde suas experiências nos 7 mares, com detalhes sobre a expedição realizada para roubar um tesouro, até o seu exílio na cidade de Curitiba/PR. 

O relançamento do temático Restaurante Tortuga, em Curitiba/PR

Foto/Reprodução: Corredor de entrada do Restaurante Tortuga. Via: Amanda Rodrigues

Todo o design seguiu uma linha mais “old”, preservando e dando ênfase a características da época. 

Com detalhes de ilustrações feitas à mão e aplicações de fotos com efeito desgastado, cada item foi planejado com muito cuidado para garantir que a composição final ficasse harmoniosa, destacada e muito bem apresentada. 

Veja também: Conelly e 10 e 15: 10 anos de uma parceria de sucesso

Para fechar essa etapa com chave de ouro, as gravuras desenvolvidas foram aplicadas sobre molduras detalhadas que “conversam” com o restante dos elementos. 

Jogos americanos e papel toalha 

Além do background seguindo uma linha mais rústica, para estas peças (bem como para as redes sociais), foram cuidadosamente desenvolvidas também, ilustrações que contém elementos e personagens da “cultura pirata”. 

A técnica utilizada nesse caso foi a hachura, que define ilustrações feitas com o uso de caneta nanquim, sem utilizar outras cores, a não ser o preto. 

O relançamento do temático Restaurante Tortuga, em Curitiba/PR

Foto/Reprodução: Modelo de jogo americano desenvolvido para o Tortuga Restaurante. Via: Conelly Propaganda.

A ideia para o desenvolvimento das ilustrações partiu de um longo estudo e observação das técnicas existentes nos antigos livros e desenhos encontrados nos mapas dos piratas, sendo essa a técnica mais semelhante encontrada em relação a utilizada originalmente. 

Já para os jogos americanos, foram desenvolvidas frases com dialetos piratas e todas elas são voltadas a assuntos relacionados a rotina que eles tinham popularmente, assim como grandes viagens, companheirismo e bebida. 

Todos esses elementos, sem dúvida, garantem uma nova e ainda melhor fase ao nosso querido e tradicional Restaurante Tortuga, o qual temos imenso prazer de sermos parceiros de longa data.

Whatsapp