Escolha uma Página
VOLTAR PARA O BLOG

Quem trabalha no mercado do marketing estratégico e publicidade sabe que o sucesso das estratégias de comunicação e vendas dependem muito do quanto se conhece um público e como se anuncia para ele.

É por isso que neste artigo vamos explicar as diferenças entre outbound e inbound marketing para que você alinhe suas estratégias de acordo com o que poderá lhe trazer melhores resultados. Se liga!

Inbound Marketing

Também conhecido como marketing de atração, o inbound marketing  visa chamar a atenção do potencial consumidor para que ele venha até você e não seja preciso ir até esse cliente. 

Para que o marketing de atração funcione, é ideal que seja vinculado um conteúdo de relevância para o PCI (perfil de cliente ideal), pois o conteúdo é o motor principal do inbound marketing.

O estudo do PCI é fundamental para que a estratégia de Inbound tenha sucesso e traga os resultados esperados. É preciso conhecer as necessidades e interesses do lead, só assim a estratégia de Inbound Marketing conseguirá direcionar o anúncio para a pessoa certa.

Conhecer o PCI e persona do público consumidor também é importante para definir quais canais sua empresa precisa anunciar.

Funil de Vendas

O funil de vendas é uma estratégia do inbound marketing que contém todos os estágios de consciência de compra de um lead (possível comprador).  

O objetivo dessa estratégia é conduzir o público que chega até você (topo de funil) pelo seu site ou redes sociais e levá-lo até o fundo do funil, onde é feita a efetivação de compra do produto ou serviço.

As etapas do funil se dividem em três partes da jornada de consciência de compra:

Topo de funil/ Atração e descoberta: O consumidor têm um problema, mas não sabe como resolver;

Meio de funil/Reconhecimento do problema: O consumidor reconhece o problema, mas não sabe a solução;

Fundo de funil/Consideração de solução e compra: O consumidor reconhece o problema e sabe que a solução é comprar o seu produto.

O tráfego pago é um importante aliado do Inbound Marketing pois  contribui para que os leads de topo avancem para as próximas etapas desse funil, deixando de ser apenas visitantes e convertendo suas ações em compras.  

E-mail Marketing 

O E-mail marketing é uma estratégia para fazer um processo de “nutrição” de leads por meio do envio de conteúdos via e-mail que supram suas necessidades e aumentem a intenção de compra. 

SEO 

O SEO é a prática de otimizar conteúdos visando destacar o melhor ranqueamento das publicações nas plataformas.

As práticas de inbound têm a finalidade de conquistar o cliente gerando um conteúdo realmente atrativo e que realmente lhe interessa. Sendo assim, se sua mensagem for bem direcionada e gerar valor de verdade para o público, suas chances de conquistá-lo para compra de um produto serão infinitamente maiores.

Outbound Marketing

O Outbound Marketing é conhecido como “marketing tradicional” e tem a finalidade de trazer clientes por meio da oferta de serviços ou produtos. 

Diferente do Inbound Marketing, a ideia é ir atrás do cliente de forma ativa.

As práticas mais comuns e conhecidas do outbound marketing são o uso e distribuição de panfletos e outdoors. Mas atualmente essa prática também está presente nos meios digitais, alguns exemplos de outbound marketing são pop-ups e banners pagos.

Comunicação:

Outbound tem uma comunicação mais direta e intromissiva, interrompendo a experiência do seu cliente. 

Um exemplo prático disso são as ligações de telemarketing. Com isso em mente é importante saber que às vezes esse tipo de contato não é bem-vindo.

Outbound Marketing e Inbound Marketing?

Como você pôde ver até aqui, no Inbound, a conversão através de conteúdo faz com que o lead vá até o anunciante em busca do produto ou serviço.

Já no Outbound o processo é inverso, a empresa vai até o possível cliente,  através de e-mails, ligações e mensagens.

Mas afinal, o que é melhor para o meu negócio? Qual estratégia deve ser usada? 

Não é preciso escolher entre uma ou outra. A verdade é que o uso do Inbound não anula a importância do Outbound e quando trabalhadas juntas as duas metodologias podem trazer excelentes resultados para o seu negócio. 

Gostou deste artigo e quer saber mais sobre o assunto e como investir melhor no seu negócio? 

Então entre em contato conosco e vamos juntos, rumo ao sucesso da sua marca.

Aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conhecer sobre o assunto que ainda deixa muitas dúvidas.

Veja também:

GATILHOS MENTAIS: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA APLICÁ-LOS