Escolha uma Página
VOLTAR PARA O BLOG

Ao longo do dia, as pessoas precisam tomar inúmeras decisões. O que vestir? O que comer no café da manhã? Qual caminho pegar para o trabalho? Enviar agora ou depois aquele e-mail? Você pode não perceber, mas muitas dessas decisões são tomadas com influência de gatilhos mentais.

No marketing, isso é muito utilizado, mesmo que as pessoas não saibam, necessariamente, o que significa. Diversas estratégias são embasadas nesses gatilhos, então, não há por que não os conhecer, não é mesmo?

Neste post, explicamos o que são gatilhos mentais e de qual modo eles podem ser aplicados em suas estratégias de marketing. Vamos lá?

Poderosa arma de persuasão

Antes de mais nada, devemos começar com o conceito. Os gatilhos mentais são, basicamente, técnicas de persuasão que levam as pessoas a tomarem decisões inconscientemente.

Sabe aquela decisão que você tomou sem nem saber o porquê? Provavelmente ela foi influenciada por um gatilho mental. De forma inconsciente, você já sabia que aquilo era o melhor e fez a escolha de forma “automática”.

Sendo assim, ao utilizar gatilhos mentais em suas estratégias de marketing, você “entra” na cabeça do seu lead. Consequentemente, convence ele a tomar uma decisão positiva para o seu negócio.

É claro que para aplicar esses gatilhos é preciso muito estudo e conhecimento sobre a sua persona. É necessário entender como se dá o processo de tomada de decisões do seu cliente. Isso ocorre através de um campo de estudo chamado neuromarketing (mas isso é assunto para outro post!).

5 gatilhos mentais usados no marketing

A seguir, apresentamos alguns dos gatilhos mentais mais aplicados e como você pode utilizá-los no seu negócio. Vale lembrar, ainda, que esses gatilhos podem ser usados tanto em mídia online como offline, tudo depende da estratégia escolhida.

1. Prova social

Esse gatilho trabalha com o fato de que vivemos em sociedade e queremos fazer parte dela. Sendo assim, muitas das decisões que tomamos estão relacionadas com o que as outras pessoas vão pensar.

Um ótimo exemplo disso são as tendências de moda. O que todos estão usando que você não vê a hora de adquirir também?

Um modo de aplicar esse gatilho mental na sua estratégia de marketing é mostrar todas as pessoas que foram impactadas pela sua marca e como elas estão satisfeitas.

2. Autoridade

É natural do ser humano levar em consideração a voz da autoridade. Dessa forma, para atrair e converter mais leads, você precisa se colocar como uma autoridade no seu mercado de atuação.

No entanto, esse é um caminho longo, já que você precisa trabalhar essa credibilidade com a sua persona. Conteúdo de qualidade é a melhor forma de fazer isso e construir uma relação de confiança com o público-alvo.

Em resumo, mostre que você e sua equipe sabem o que fazem e são os melhores no ramo.

 

Gatilhos mentais: tudo que você precisa saber para aplicá-los. Foto/Reprodução: AlexSecret no iStock

 

3. Urgência

Você com certeza já deve ter visto algum anúncio com a expressão “não perca tempo!” ou “corra, pois é por tempo limitado!”. Essas propagandas utilizaram o gatilho mental de urgência.

Esse gatilho trabalha com o fato de que a pessoa precisa adquirir determinado produto ou serviço, pois ele vai acabar em breve e ela ficará sem.

4. Curiosidade

Instigar a curiosidade do público-alvo pode ser algo muito eficaz em uma estratégia de marketing. Isso porque, o ser humano sente uma necessidade natural de descobrir as coisas e obter respostas.

Sabe aqueles e-mails que recebemos com o assunto “Saiba como atingir o sucesso”? Bem, eles são um exemplo do uso desse gatilho mental, assim como o trailer ou teaser de um filme. Afinal, todos querem saber como termina e vão correndo para os cinemas assistir.

5. Novidade

Quem não gosta de uma boa novidade, não é? A excitação e expectativa em conhecer algo novo é inerente às pessoas.

Quando uma marca anuncia, por exemplo, o lançamento de um novo produto, abre uma discussão em torno disso. Logo, muitas pessoas vão comprá-lo apenas pela necessidade de conhecer essa novidade e ter o prazer de usar algo novo ou moderno.

Uma infinidade de opções de gatilhos mentais

Os gatilhos que citamos acima são apenas exemplos, mas saiba que existem inúmeros aplicados no mercado. A escolha do melhor vai depender, como dissemos, de vários aspectos (mentalidade do público; o produto ou serviço divulgado; como você quer comunicar, etc.).

Sendo assim, nada mais importante do que contar com a ajuda de uma equipe especializada no assunto.

Quer bons resultados? A Conelly pode te ajudar! Entre em contato conosco e vamos, juntos, rumo ao sucesso da sua marca.

Aproveite para compartilhar este post nas suas redes sociais, para que mais pessoas possam conhecer sobre o assunto.

Até o próximo texto!