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A construção de marca é um processo que pode levar anos e, de uma forma simples, pode ser mais difícil do que você imagina.

Para se ter ideia, o conceito de marca, neste ponto, não é apenas o nome da empresa e o que você vende, mas tudo que a empresa representa para seus clientes e sociedade.

Por exemplo, essa construção de marca vai além de um logo, mas também se trata de decoração de ambientes, embalagens, rótulos e tudo que for ligado a empresa.

Assim, de forma simples para ser dita, é comum dizer que a construção de marca é para criar um sentimento conforme o seu público interaja e conheça a marca.

Desse modo, a construção de marca vai muito além de só transformar o seu logo conhecido por todo o seu público.

Então, se você quer entender mais sobre a construção de marca, como isso funciona e de que modo você pode colocar em prática.

O que é a construção de marca?

A construção de marca faz parte de um processo pelo qual as empresas devem passar para formar o seu negócio.

Em muitos casos, esse é um processo natural, sendo construído com o tempo, de acordo com as ações e tomadas de decisão dos gestores do negócio.

Porém, quando a construção acontece sem que seja formada de um modo que a empresa espera, pode ser criada uma marca que não gostaria.

Você pode lembrar de diversos produtos que você tem um sentimento ruim só de falar da marca, por motivos diversos.

Tanto em produtos de baixa qualidade, quanto serviços que não foram entregues de forma correta.

Assim, é normal que você indique e conduza a marca do modo que você construa, também, uma marca forte e seja lembrado do modo que você preferir.

Mas, para que esse processo seja feito de forma correta, é necessário que você responda algumas perguntas antes dele ser iniciado.

Dessa forma, estabeleça alguns pontos antes de começar o processo:

  • qual seu lugar no mercado?
  • qual sua personalidade de marca?
  • qual é o seu slogan?
  • você quer remeter que imagem a sua marca?
  • como você se comporta diante de problemas?

Então, neste momento vamos indicar como responder cada um dos itens.

Qual é o seu lugar no mercado?

Você deve saber bem o seu limite e entender como você se posiciona no mercado. Afinal, não adianta você ser uma marca recém lançada e tentar competir com os maiores do mercado.

Então, faça a pesquisa de mercado, conheça seus clientes, faça cruzamento de dados e identifique os pontos que eles podem comprar da sua marca.

Assim, pesquise o seu segmento e analise os concorrentes diretos e indiretos nos resultados. Observe quem utiliza esse produto e quem interage com os concorrentes. Além disso, observe a forma de comunicação entre marca e clientes.

Qual a sua personalidade?

Uma marca nova geralmente é criada sem personalidade, e isso não é de todo mal. Isso ajuda a criar um foco e usar como base para criar outros elementos de marca.

Assim, você deve definir como a sua marca se posicionará no mercado, quais palavras serão associadas a marca, que tipo de conceitos vão te descrever.

Desse modo, você consegue descobrir como a sua personalidade será criada e como você quer que seus clientes enxerguem a sua marca.

Qual é o seu slogan?

Lembre-se de criar uma frase forte, que sempre será lembrada ao falar de sua marca. Afinal, não podemos correr o risco de piadas e lembranças ruins aparecerem com sua marca.

Para se ter ideia, o “Apenas faça”, da Nike, é um slogan tão forte que, de forma simples, ele foi inserido em diversas mensagens da marca.

Assim, não é incomum ver em suas peças publicitárias de apoio a causas ou suporte aos atletas.

Então, pense em uma frase forte, que define sua marca e mostra como você se posiciona de fato ao mundo.

Você quer remeter que imagem a sua marca?

Sua logo é a cara da sua empresa e, desse modo, seus clientes vão reconhecer a sua marca facilmente. 

Assim, contrate profissionais para realizar esse processo por você, deixando sua imagem visualmente mais agradável.

Como você se comporta diante de problemas

Essa é uma das questões mais importantes para ser respondida. Afinal, ela pode influenciar de forma decisiva na construção da sua marca.

Com ela, você saberá como a sua empresa irá lidar com erros e críticas, fornecendo um bom atendimento e, desse modo, evitar que seja criada uma imagem negativa.

Além disso, é necessário estar preparado para gestão de crises. Afinal, não sabemos quando o problema vai aparecer, mas podemos saber como devemos reagir aos problemas.

Por que realizar esse processo?

Embora você não saiba, a construção de marca é uma forma de demonstrar profissionalismo em sua empresa.

Se você consegue lançar a empresa com essa ideia forte e produzida desde o começo, você pode ter certeza que mesmo pequena já será diferenciada de seus concorrentes.

Além disso, você pode prevenir problemas diversos, desde formas de se comunicar, como lidar com erros e crises e, até mesmo, fortalecer a sua marca na lembrança das pessoas.

Então, aposte nesse pequeno processo, mas que pode demorar anos e gerar lucros, para criar o melhor modo de você se comunicar e fortalecer a marca.

Para se ter ideia, empresas que fazem esse processo conseguem aparecer mais nas lembranças dos clientes.

Por isso, a construção de marca é um ponto muito importante ao lançar seus projetos.

Se você não sabe como realizar e precisa de ajuda, venha para a Conelly. Aqui nossa equipe está totalmente preparada para auxiliar em todo o projeto, indicando os pontos principais e ajudando em todas as escolhas.

Além disso, mostraremos de forma prática como cada um dos processos é importante e como ele pode afetar sua marca.

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