Escolha uma Página
VOLTAR PARA O BLOG

Para que a estratégia de Marketing Digital tenha resultado dentro de uma empresa, não basta apenas ter bons produtos e orçamento para investir, também é necessário saber quem são as pessoas que serão impactadas pelas campanhas. Você sabe a diferença entre persona e público alvo?

Neste artigo vamos explicar a diferença entre persona e público alvo, termos que costumam ser bastante confundidos.

Persona

A persona é um cliente fictício criado a partir de comportamentos e características de seus clientes reais, porém, as informações abordadas podem ser bem mais específicas para demonstrar a imagem do que seria um consumidor ideal para aquela marca. 

Não podemos simplesmente supor como seria nossa persona. Ela foi criada a partir de uma pesquisa com pessoas reais para ser mais assertiva.

Para definir uma persona, é preciso realizar um trabalho mais minucioso, isso para entender características mais subjetivas do público.

Público-alvo

Diferente da persona, o público-alvo é um grupo de pessoas com características que se assemelham, ou seja, que possuem gostos ou ainda estilo de vida em comum. Esse grupo é dado por uma definição econômica, social ou demográfica sobre quem irá consumir um produto ou serviço especificamente.

Essa definição é dada por características como : estado civil, nível escolar, gênero, hábitos de compra, idade, profissão, religião, etc. 

O público-alvo é excelente para trabalhar com segmentações de mercado, por exemplo. A partir dele é possível entender quem é o foco da sua empresa e com isso, para qual fatia da população você deve se direcionar e comunicar.

Quando o público-alvo é definido, é possível eliminar uma grande parcela de pessoas que receberiam seu  anúncio e não se interessariam por ele, por exemplo. Isso contribui para que seus investimentos sejam melhor utilizados e claro, rendam resultados mais efetivos. 

A diferença entre persona e público-alvo

A diferença entre os dois é que a persona apresenta detalhes mais específicos que formam o cliente ideal, já o público-alvo traz informações de forma bem mais ampla e geral.

Agora que você sabe um pouco mais sobre a diferença entre público-alvo e persona, que tal começar a trabalhar com essas estratégias no seu negócio?

E para aprender com mais conteúdos como esse, acompanhe o nosso blog! 

Veja também: Estratégias de Marketing Digital: 6 erros para não cometer