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Você sabia que o marketing pode se utilizar do TikTok? Essa é uma das redes sociais que mais cresce nos últimos anos. 

Com vídeos curtos, sendo eles sendo de dancinhas ou de curtas metragens, a rede social é um sucesso entre os usuários.

Mas, o que chama atenção nos últimos meses são vídeos com dicas, sugestões de produtos e lugares para se visitar, o TikTok tem sido uma aposta de empresas e marcas para chegar a seus clientes.

O uso do algoritmo de forma correta fortalece essa ligação entre produtor de conteúdo e público e, por esse motivo, é muito difícil que pessoas que não interagem com o assunto proposto recebam os vídeos.

O aplicativo, que foi o mais baixado em 2020 com 2 bilhões de downloads somente no primeiro trimestre de 2020, é uma forma de conectar marcas e usuários de um modo simples e diferente.

Apesar de grande parte deste número vir da China e de outros países asiáticos, onde o TikTok foi criado, os brasileiro estão entre os maiores usuários da plataforma também, já que são mais de 8 milhões cadastrados.

Tendo mais de uma opção para a interação entre ambas as pontas, o TikTok pode ser uma grande aposta para o seu negócio, já que você não precisa, necessariamente, criar a conta do sua empresa para isso.

Isso se dá por uma das maiores formas de se explorar a rede social, sendo usada por influencers para indicar produtos ou analisar marcas.

Com isso, você consegue aparecer para o público do influenciador de uma forma maior, explorando os números dele para o contrato acontecer e apresentar às pessoas o seu produto ou sua marca. 

Apesar da rede social ser diferente das antigas – como Facebook, Instagram e Twitter – por priorizar o conteúdo no seu algoritmo, o sistema de produção de anúncios existe.

Porém, os anúncios no TikTok são diferentes das plataformas já existentes. Nelas, você consegue fazer seu anúncio direcionado ao seu público alvo, focando diretamente na persona. Aqui, o TikTok vai priorizar o anúncio em conteúdos semelhantes.

Como aparecer no TikTok?

Aqui é simples, mas você tem duas escolhas diferentes: criar seu conteúdo de marca, tendo uma conta no aplicativo ou fazendo parcerias com influenciadores.

Apesar do primeiro modo ser mais barato, ele é mais difícil, já que o TikTok tem o público segmentado sempre. Ou seja, você aparecerá para pessoas que interagem com um conteúdo semelhante ao que você está produzindo.

Mas, mesmo assim, existem “fórmulas” para você aparecer antes de colocar a sua marca na rede social. 

As “trends” – ou conteúdos da moda – são formas de aparecer de um jeito rápido e simples. Isso se dá pelo fato que ele vai encaminhar seu vídeo para pessoas que consumiram a trend nos últimos tempos.

E as trends nem sempre são desafios bobos ou dancinhas, algumas vezes podem até ser momentos onde você consegue apresentar mais de sua marca por colocar as pessoas na tela ou até mesmo comentar fatos antigos.

Desse modo, você consegue participar da rede social usando essas trends para aparecer. Assim, com um pouco de paciência e alguma pessoa da equipe querendo ser a cara da marca, você pode se destacar na rede social.

Ao escolher o modo com parceria de influencers você, provavelmente, deverá ter um valor para pagar ao influenciador, já que a maioria cobra para isso.

Mas, desse modo, a escolha do influenciador deve ser muito importante para você conseguir atingir o público que você deseja.

Ou seja, não adianta você apostar em um influenciador que só fala sobre alimentos e tentar fazer com que ele mostre ao seu público uma nova loja de produtos para carros, por exemplo.

Por isso, você deve sempre pesquisar sobre o influenciador escolhido para ver se ele casa com o seu produto. Assim, você evita que a escolha não entregue o conteúdo para quem você deseja alcançar.

Essa última forma tem sido a aposta de grandes agências e empresas, colocando sua marca em vídeos específicos para aparecer ao público do influenciador.

Mas, e o sistema de marketing do TikTok?

O TikTok, como qualquer outra rede social, tem seu próprio sistema de anúncios. Mas, como já dito antes, o sistema é diferente. 

O sistema do TikTok é simples, ele vai focar nos vídeos de conteúdo que o usuário interagiu até nesse ponto.

Ou seja, se você quiser anunciar por conta – pagando – você terá que apostar em uma forma que o seu público esteja interagindo nos últimos tempos.

Ou seja, a falta de um conteúdo no seu anúncio pode fazer com que ele não apareça para as pessoas.

Aqui, o TikTok separa os anúncios em cinco tipos:

  • In-Feed Ads;
  • TopView;
  • Branded Effects;
  • Brand Takeovers;
  • Branded Hashtags.

E cada um desse tipo trabalha de forma distinta, mas entregando ao público correto.

In-Feed Ads

Esse é o anúncio que aparece diretamente na página inicial do aplicativo – o “for you”. 

Ou seja, logo que o usuário abrir o aplicativo, ele é impactado por seu anúncio, sendo recomendado pela própria ferramenta pelas atividades dos usuários.

TopView

Todo dia, o TopView é entregue ao usuário quando ele acessa o aplicativo pela primeira vez. Neste caso, são vídeos de até 60 segundos e aparece logo que o aplicativo é aberto.

Branded Effects

Aqui são anúncios simples, sendo feitos por “adesivos” e filtros dentro do aplicativo. Assim, os usuários utilizam das marcas para gravar os vídeos.

Brand Takeovers

Esse anúncio é uma mistura dos três últimos e tem um adicional: você pode utilizar de gifs, vídeos e imagens estáticas.

Branded Hashtags

Aqui estão os desafios das marcas, utilizando de trends virais para gerar engajamento e reconhecimento de marca.

E como eu posso me destacar no TikTok?

Se a sua ideia é criar um perfil da empresa no TikTok você tem que estar preparado para começar a usar a parte “humana” da marca.

De uma forma simples, você deverá ter alguém colocando o rosto para representar a empresa e, assim, criar os vídeos.

No geral, o TikTok entrega os vídeos de uma forma simples: que tenha informações claras e rápidas e sejam vídeos curtos.

A originalidade conta muito para fidelizar o seu público, por isso, não crie conteúdo semelhante ao que está na moda, mas crie sua própria forma de comunicação.

Não é porque algum influenciador está fazendo sucesso com vídeos de um modo que sua marca vai fazer também. Para isso, aproveite as parcerias, como já comentamos antes.

Mas, se você ainda não sabe como agir no TikTok venha já para a Conelly. Aqui nossa equipe está preparada para explicar e promover sempre sua marca.

 

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