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IA e conteúdo humanizado transformaram como fazemos marketing.

Na busca constante pela eficiência, surgem novas tendências de mercado que aumentam nosso contato com os clientes. Esse relacionamento fortalecido garante uma maior taxa de fidelização no marketing e, consequentemente, a possibilidade de melhorar os lucros finais.

Duas delas são a IA e o conteúdo humanizado. Embora pareçam distintas entre si, atualmente são duas estratégias que foram interconectadas para alcançar melhores métricas. O resultado são conteúdos que têm como foco o cliente.

Segundo pesquisa realizada pela Deloitte e Touche, empresas que focam suas estratégias nos clientes podem ter até 60% mais lucro que as demais. Afinal, muito mais que produtos, buscamos soluções.

Porém, como acabam apenas se tornando ferramentas voltadas para aumento de produção, antes de colocar em prática é preciso compreender a função de cada uma delas no contato com os clientes. 

Foto: Arquivo.

 

Benefícios de utilizar IA e conteúdo humanizado

A inteligência artificial hoje oferece uma capacidade de interação tão natural que pode até mesmo ser confundida com a humana. Com uma série de funcionalidades, se tornou indispensável, apresentando um sistema de aprendizagem que a cada dia a torna mais adaptada ao uso.

Disponibilizando imagens, conteúdos e vídeos, as IAs passaram a oferecer uma série de possibilidades, auxiliando na criação de estratégias ainda mais eficientes. Porém, como não cria conteúdos novos, apenas usam aqueles disponíveis na rede, não pode se tornar sinônimos de conteúdo pronto. 

A  criação de algo novo fica a cargo do conteúdo humanizado. Além de favorecer a geração de informações do zero, ele prioriza uma comunicação conectada às dores dos clientes.

É essa humanização que possibilita o desenvolvimento de soluções cada vez mais específicas às necessidades dos consumidores. Com o crescimento da competitividade, essa individualidade pode ser um diferencial potente no contato com ele.

Inclusive, o conteúdo humanizado pode ser o recurso perfeito para quem deseja ir além no uso da inteligência artificial. Isso porque, para se destacar dos concorrentes e da multidão de usuários, desenvolver uma linguagem própria é essencial.

Juntas, as ferramentas possibilitam o aumento da produtividade, desenvolvendo conteúdos ricos em informações para o consumidor, que gerem autoridade e garantam agilidade da produção. Assim, com mais produções originais, é possível melhorar o alcance e, consequentemente, as vendas. 

Mas é importante ter cuidado. Recomendamos que o uso dos softwares de inteligência artificial sejam apenas a base de suas estratégias e não como a única ferramenta aplicada.

E para amplificar as funcionalidades que oferece sem limitar seu processo, o ideal é utilizar diferentes plataformas para objetivos distintos.

A mais famosa, o Chat GPT, popularizou os benefícios das IAs. Mas muito além de escrever textos, ele permite a criação de projetos visando a otimização do SEO.

Um dos principais exemplos é a busca por palavras-chave relevantes e a otimização de títulos para que se tornem mais atrativos. Dessa forma, também atua como referência, entregando informações diversas para que a sua produção seja enriquecida.

Esses sistemas também são associados à criação de imagens e vídeos com maior usabilidade que entreguem os objetivos que você busca. Seja tático aqui para aproveitar as vantagens e não afetar sua marca.

Nem todas as informações dos sites estão atualizadas, o que exige que seja realizada uma pesquisa base para validar a confiabilidade do conteúdo. Algumas opções são atualizadas com maior frequência, garantindo que possa acompanhar temas em alta e conferir a veracidade das informações.

Conelly Master media

Foto: Arquivo.

 

Como utilizar IA e conteúdo humanizado

O primeiro passo é utilizar essas estratégias para atender as necessidades do seu cliente. Lembre-se que além de comunicar algo, ele estará procurando algo que solucione um problema.

Atender essas expectativas é o início de interlocução, mas não deve ser o final. Para que o objetivo seja alcançado, desenvolva conteúdos que possam educá-lo ou trazer algo positivo.

Isso fortalecerá sua confiança em você e aumentará o chamado brand trust. Dessa forma, passa a associar sua marca a uma imagem positiva.

Nada de conteúdos genéricos! Priorize o conteúdo e a entrega de informações enriquecedoras e originais.  

Pode ser arriscado utilizar as plataformas de IA para escrever conteúdos apenas com temas pré-estabelecidos. Por isso, recomendamos que faça uma pesquisa mais concisa e estratégica, identificando o tom de voz, palavra-chave e posição do cliente no funil de venda.

Não esqueça que todo o seu conteúdo, especialmente os que chegarão até seu cliente de forma direta, como e-mail, devem ser segmentados. Nem todo assunto será benéfico para 100% dos seus consumidores, então identifique com que persona estará falando.

Inclusive, se sua marca não possui personas estabelecidas, procure determinar aqueles perfis que mais você imagina que teriam interesse. Assim, saberá com clareza com quem está falando, minimizando ruídos de comunicação.

Para fazer isso, imagine um cliente hipotético, o que ele gosta, onde trabalha, quanto pode gastar com seu produto. Ele deve ser uma representação comum de quem consome sua marca.

Outra parte fundamental para se utilizar IA e conteúdo humanizado de maneira eficiente é conhecer tendências e tratar de temas atuais. Assim, garante que seu público mantenha-se instigado. Você pode ter esse foco pensando em cada geração e no que buscam na internet hoje.

Não esqueça, embora todos adorem conteúdos curtos, eles só valem para postagem com conteúdos inéditos. Revisões de informações devem ser mais completas e informativas para que seu cliente seja beneficiado.

Após a postagem ou envio, acompanhe as métricas para entender se o que está fazendo é ou não positivo. Isso permite que reconheça padrões de comportamento e possa entender o que os consumidores estão procurando.

Ainda não está interessado em usar IA? Conte com a nossa equipe para desenvolver conteúdos originais para a sua página!

Entre em contato e saiba mais.

 

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