O funil de vendas é um dos conceitos mais utilizados no marketing digital. Isso porque, quando ele é utilizado da forma correta, consegue entregar grandes resultados para os negócios.
Ele é dividido em 3 etapas estrategicamente definidas e, assim, conseguir potenciais clientes em uma jornada de compra dentro da empresa.
Então, é necessário que você conheça as três partes para que ele funcione corretamente em sua empresa.
Esse funil é uma forma de explicar como o cliente será captado, como ele será coagido a comprar e como ele poderá retornar à compra.
O processo é pensado desde o começo, e é conhecido como “a jornada da compra”.
E, para o funil de vendas funcionar corretamente, você deve conhecer os gatilhos que podem ser gerados, a análise da jornada e o alinhamento de um pós venda.
Por isso é necessário que você conheça a persona do seu cliente, com quem você está se comunicando e quem você deseja comprando seus produtos e serviços.
Então, se você deseja entender melhor como o funil de vendas funciona, como adaptar ele para o seu negócio e de que modo ele pode te ajudar, esse artigo é para você!
Confira todas essas informações e esteja preparado para se diferenciar de seus concorrentes.
O que é o funil de vendas?
O funil de vendas, de uma forma simples, é uma representação das etapas que um potencial cliente passa, desde a captação no primeiro contato até o fechamento da venda.
Além disso, existem algumas vertentes que indicam um “pós-venda” que, de forma simples, é responsável por manter o cliente com você.
Esse modelo de conversão de vendas também pode ser conhecido como “pipeline”.
O processo, embora pareça simples, é complicado de ser realizado. Mas, quando bem feito, tem ótimos resultados para empresas e vendas.
Para que sua jornada de compra seja bem feita, ou seja, para que seu funil de vendas esteja perfeitamente alinhado, é necessário que marketing e vendas estejam lado a lado.
Afinal, ambas as áreas devem fornecer suporte e estrutura realista para que a jornada seja completa. E, desse modo, os leads captados não sejam somente números vazios, mas também convertidos em compradores.
Como o funil funciona?
Bem, neste momento você deve estar se perguntando como um funil de vendas funciona e como ele pode ser aplicado.
Então, explicaremos de forma simples todas as etapas e como ele pode ser implementado.
Topo do funil
Aqui é onde o visitante ainda não é cliente. Ele conhece e aprende sobre você ou seu produto e serviço.
Assim, eles sentem a necessidade de comprar ou descobrem o problema a ser resolvido.
Essa é a etapa da consciência, despertada após entrar em contato com o gatilho programado para isso.
Esse primeiro momento é simples: você deve educar o cliente. Ofereça conteúdos ricos, como infográficos, posts e ebooks. Assim, você pode convencer ele a fornecer dados por meio de um formulário, criando o lead e avançando no funil.
Meio de funil
O meio de funil é considerado como a etapa de reconhecimento do problema e a consideração da solução. No caso, o cliente já percebeu que precisa de uma solução ou de um produto, mas ainda não sabe como.
Então, o seu trabalho nessa etapa é convencer o cliente que o seu produto é importante, mas não uma solução a qualquer custo.
Isso porque, apesar dele saber que existe o problema, ele ainda está na fase de buscar soluções e, assim, pode acabar afastando o cliente.
Fundo de funil
Esse é o momento onde o cliente realmente decide comprar e solucionar o seus problemas.
Assim, você já tem a confiança dele e ele está preparado para negociar, indiferente do produto ou serviço.
E é nesse momento em que o seu funil de vendas está completo. Já que, desse modo, ele já conhece todos os itens que você pode indicar.
Porém, em alguns casos é necessário realizar um atendimento de pós venda, reiniciando o processo para fidelizar o cliente.
Como construir um funil de vendas?
Existem algumas ações que você pode tomar para gerar o seu funil de vendas mais correto, então, preste atenção antes de produzir ele.
Eles são pontos necessários para que você consiga entender toda essa etapa e como transformar o seu possível cliente em um cliente fiel.
Então, é necessário que você consiga mapear a jornada de compras, entendendo o que seu cliente precisa e como ele irá chegar até você. Seja por buscas em redes sociais, em dispositivos ou ações semelhantes, é necessário que você entenda bem esse ponto.
Esse, por sinal, pode ser o seu diferencial da concorrência, já que você pode chegar antes em seu cliente.
Após realizar o mapeamento, é necessário que você defina os pontos principais. Dessa forma, você entenderá onde o seu cliente percebe que precisa da solução do problema e como ele chegará até ali.
Esse processo pode ser feito de formas diferentes, mas é sempre necessário que você conduza seu cliente a chegar ali parecendo que ele fez o processo sozinho.
Assim, você deve estar com todas as etapas do funil de vendas bem definidas, criando sempre métodos para converter o visitante em cliente.
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Assim, ajustar seu planejamento com a Conelly você terá a certeza de que o funil de vendas estará preparado para transformar leads em clientes.
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