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O manual da marca, talvez, seja um dos itens mais importantes ao criar uma nova empresa ou produto. Porém, você conhece a importância desse item básico e que muitas vezes é esquecido pelas empresas?

Explicando para todos como a sua identidade visual deve ser usada, o manual da marca é uma forma de caracterizar cada vez mais o seu padrão de cores, fontes e como os logos devem ser usados em cada situação.

Ou seja, a gente sabe que às vezes é necessário adaptar a sua logo para fundos coloridos ou usar em negativos. O manual da marca é que garante que todo o seu processo vai ser respeitado e, dessa forma, entregue da melhor maneira.

Então, ao possuir um manual da marca, você garante que todos os seus logos, fontes e formas sejam respeitados na utilização por terceiros.

Caso você queira saber mais sobre o manual da marca, esse artigo irá explicar como ele é feito, o que faz parte do processo e como usá-lo.

Afinal, o que é o manual da marca?

O manual da marca é um documento produzido, geralmente em PDF, que explica e exemplifica todos os usos possíveis da marca ou produto. Esse exemplificação deve mostrar todos os usos possíveis da aplicação da marca. 

Em outras palavras, esse documento é um guia de boas práticas para a utilização do logo e comunicação construída para a empresa, seja pelo designer ou pela agência que é responsável pelo projeto.

Então, neste documento em específico, deve contar todas as informações sobre a criação desses logos. Seja o tipo de tipografia escolhida – fonte, com serifa ou sem, valores de tamanho e detalhes como itálico ou negrito – até as cores que representam esse projeto – com seus códigos utilizados em hexagonal, RGB, CMYK e Pantone.

Então, ao possuir o manual da marca – e indicar ela a todos os seus parceiros ou clientes – você tem a garantia que nada será alterado do seu logo, garantindo o uso correto.

E, apesar de parecer bobagem, isso é muito importante. Já que esse uso correto é o que faz sua marca ser reconhecida apenas pelas cores e pelas fontes.

Garantindo, assim, o reconhecimento de marca e o uso correto, sem alterar cores ou fontes.

Mas, se você ainda não entendeu como isso funciona, vamos para um exemplo básico. Imagina se um dia a Pepsi resolve utilizar vermelho como padrão de seus novos produtos. Não vai demorar muito para a marca ser confundida com o seu maior concorrente, a Coca-Cola.

Então, a garantia da Pepsi ser reconhecida é manter o azul como sua cor padrão e de destaque, sem ser confundido com o concorrente.

Com isso, o manual auxilia no desenvolvimento dos materiais de parceiros ou clientes, já que você deve lembrar que nem sempre serão os profissionais da sua empresa ou agência contratada que irão fazer os projetos.

Com o manual de marca, você tem a garantia que todos irão realizar os projetos do modo que você indica, com as cores e fontes usadas da maneira correta para garantir a comunicação da empresa.

Como é feito o manual da marca?

O manual da marca é feito de uma forma bem específica. Como supracitado, ele deve ser feito em uma forma de documento, timbrado de preferência, e disponibilizado em PDF em seu site ou nos primeiros contatos com a agência que irá usá-lo.

Esse formato garante que todo o projeto será baseado por sua criação, mesmo que seja feito por uma agência que nunca trabalhou com sua marca.

Além disso, é sempre necessário seguir alguns formatos para que todos encontrem as informações de forma fácil e clara.

Ou seja, não basta você ter um manual da marca, mas é necessário que você deixe tudo organizado e dividido em alguns tópicos.

Agora, vamos exemplificar cada parte de um manual da marca e como ele deve ser feito por você ou por sua agência.

E como ele é dividido?

O manual da marca geralmente é apresentado de uma maneira que fique tudo claro, dividido por partes e tópicos para facilitar o entendimento.

Capa

Por questão estética, é importante ter uma capa que apresente sua marca e mostre o padrão principal.

Sumário

Aqui é o ponto onde você indica, de forma simples, onde a pessoa encontrará as informações da sua marca.

Apresentação da empresa

Nesse item é comum que você apresente a sua empresa, explicando missões, valores e informações de contato ou sobre os donos e responsáveis por ela.

Conceito de marca

Aqui é a etapa que você fala sobre a concepção de sua marca, explicando as ideias dos elementos, como eles surgiram no processo criativo. Além disso, você apresenta os diferentes tipos de assinatura de marca.

Cores institucionais

Bem, como o nome indica, esse é o momento de apresentar as cores que representam sua marca, indicar os padrões em RGB, CMYK, Pantone e hexadecimal.

E lembre, você deve ser específico também no nome da cor, se for colocar. Não adianta apresentar em seu manual “tom de verde” quando quer falar de Verde Bandeira, por exemplo.

Aplicações

Esse é um dos pontos mais importantes para o manual da marca. Bem, como já dissemos anteriormente, você deve explicar sempre como o uso de seus logos deve ser feito.

Então, nesse ponto é que você apresenta o logo principal, como ele fica de forma negativa, como deve ser aplicado em fundos coloridos e as versões ou alterações que podem ser feitas.

Outro ponto a ser apresentado nas aplicações são as versões monocromáticas. Assim, você garante o uso correto até mesmo nessas situações.

Família tipográfica

Esse é outro ponto que já avisamos que haveria de estar nesse documento. A família tipográfica deve apresentar todas as fontes usadas pela marca, desde a principal até as secundárias, sempre explicando o uso de cada.

Proibições

Outro ponto importantíssimo em um manual da marca são as proibições. Aqui nesse tópico você irá apresentar todas as situações que não devem ser feitas em sua logo. Desde alterações de cores, dimensões, formatos ou angulação.

Assim, você irá garantir que o uso correto de sua fonte sempre estará garantido, sem ter problemas de alguém alterar e mudar sua identidade visual.

Caso você precise de um rebranding ou criação de uma marca nova, venha para a Conelly. Aqui, além de criarmos o que mais pode ter ligação com seu projeto e futuro, entregamos o manual da marca perfeito para que você nunca erre na utilização de suas cores.

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