O rebranding tem o objetivo de reposicionar a empresa no mercado em que ela atua. Essa mudança pode ser feita a partir da troca de nome, evolução do logo, alteração da visão, valores ou objetivos da empresa.
Com o passar do tempo, muitas mudanças vão acontecendo e sua marca precisa mudar e crescer junto com o negócio. São novas tendências, demandas e características que irão fazer com que sua marca se reinvente e esteja adaptada com a nova realidade. Isso é o rebranding.
Nesse artigo vamos falar um pouco sobre esse processo, o que ele é, porque e quando é preciso passar por ele. Confira.
O que é uma brand?
Brand em inglês quer dizer marca. É a cara da sua empresa e ela serve para mostrar e definir a visão de um produto ou serviço para os consumidores.
Ter uma boa imagem e conceito de marca no mercado é indispensável para qualquer negócio, pois ela precisa passar confiança ao consumidor que adquire ou está pensando em adquirir seu produto.
Para criar uma marca é preciso usar algumas estratégias, para que ela realmente transmita os valores e objetivos da empresa. Entre as principais estão:
– Qual a oferta e quais os diferenciais do produto ou serviço?
– Quem é o público-alvo?
– Como se destacar no mercado?
– Quais os valores da empresa e objetivos?
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Portanto, o branding engloba tudo que gira em torno da marca e sua gestão.
O que é uma rebranding?
O conceito de rebranding é a estratégia de marketing usada para redefinir e atualizar a identidade da marca.
O principal objetivo desse processo é mudar a percepção do público em relação à marca. Essas mudanças podem englobar o nome, logotipo, identidade visual e outros elementos que compõem a identidade dela. Mas o rebranding vai muito além disso, como por exemplo os motivos que levam a empresa a passar por esse processo.
Portanto, o rebranding é a reestruturação da marca, onde todos os elementos são reavaliados para atualizar e criar uma nova identidade.
Qual a importância do rebranding para uma empresa?
Muitas vezes as empresas precisam passar pelo processo de rebranding para atualizar sua marca, pois com o tempo ela vai se desgastando e ficando desatualizada. Além disso, outros motivos levam as empresas a fazer essa mudança. Entre elas podemos falar:
– Alcançar um novo público – com o passar do tempo, através de campanhas de marketing realizadas, é possível que novos públicos surjam e que não estavam sendo abrangidos nas estratégias anteriores.
– Incluir novos produtos – o rebranding também é útil para aquelas marcas que expandiram sua linha de produção e que a identidade não estava contemplando.
– Manter a relevância – algumas empresas usam esse processo constantemente como forma de se manter atualizado e relevante para seus clientes atuais e novos.
– Aumentar a consciência da marca – é o conhecido brand awareness, que é uma métrica para avaliar o nível de reputação e reconhecimento que a marca tem dentro do mercado que atua.
– Atualizar a visão, missão e valores da empresa – com o rebranding é possível melhorar a identidade visual da marca, ou apenas recolocar ela no lugar que ela deveria estar.
Quando está na hora de fazer um rebranding?
Mas para saber quando é o momento certo para usar a estratégia de rebranding na sua marca, listamos algumas dicas:
1 – Se a identidade e toda a comunicação da empresa tem mais de 3 anos;
2 – O logotipo estar com design ultrapassado, muito antigo;
3 – O site da empresa está sem performance e com o design antigo;
4 – As redes sociais não trazem conteúdos consistentes e não tem engajamento;
5 – A empresa mudou o modelo de negócio;
6 – O negócio passou por algum tipo de crise de imagem e precisa se recuperar;
7 – Mudou o perfil dos clientes-alvos;
Quais os tipos de rebranding que existem?
Na verdade esse processo não tem um padrão específico, mas existem alguns tipos diferentes e o que muda são as ações. Alguns deles mudam a marca completamente, outros apenas algumas partes.
– Rebranding parcial – é quando apenas alguns elementos são modificados em uma marca. São mudanças sutis que não representam grande diferença nos elementos que deixaram a marca conhecida.
– Evolutivo – é o processo de transformação contínua da marca. As mudanças vão acontecendo aos poucos sem causar muito impacto.
– Radical – também conhecido por rebranding revolucionário é aquele tipo que muda a marca por completo. Essa mudança pode envolver logotipo, nome e outros elementos que irão deixar a marca totalmente diferente.
Dicas de como fazer um rebranding da sua marca
O processo é simples, mas deve ser feito com muita segurança e depois de estar com a decisão tomada. Se ele for feito sem uma pesquisa prévia e sem criatividade, corre o risco de não surtir efeito ou trazer um resultado contrário do que você estava esperando.
Selecionamos algumas dicas para ajudar a fazer uma mudança assertiva. Confira:
1º – Faça um diagnóstico
Todo esse processo deve começar com uma avaliação bem detalhada da situação atual, para mapear bem o problema. É nesse momento que é preciso identificar o motivo de reposicionar a marca no mercado.
É preciso fazer uma pesquisa interna e externa sobre como seu negócio está sendo visto. É importante, que nessa pesquisa, seja avaliado o mercado e os concorrentes, além do público-alvo.
2º Crie as estratégias para essa mudança
Depois de coletar todos os dados irá ficar bem claro os novos objetivos para traçar as estratégias de rebranding. Dentro dessas estratégias estão os tipos de mudanças que serão feitas, se somente visual, e conceitual, se de posicionamento.
Durante o processo deve-se pensar em cores, formas, tipografia, valores e conceitos, tudo em cima do que foi definido no planejamento.
É muito importante que se tenha um equilíbrio entre o antigo e o novo, para que não haja descaracterização da marca.
3º Implementar as estratégias
Aqui é o momento de colocar em prática todos os dados levantados nas pesquisas e diagnósticos.
Você irá precisar adotar a nova identidade visual em todos os seus meios de comunicação. Estamos falando em site, redes sociais, material impresso, fachada e tudo que estava relacionado a marca antiga.
Para apresentar a nova identidade, uma boa sugestão é criar uma campanha de lançamento. Faça vídeos, textos e imagens explicando as mudanças e o novo conceito, assim o público irá entender as novidades.
4º Mensure os resultados das mudanças
Depois de arriscar e investir tempo e dinheiro é preciso entender o que o rebranding trouxe de resultados.
Essa etapa é bem importante para ver se os resultados foram alcançados, se realmente a mudança trouxe o que a empresa estava esperando. Para ter essa percepção, pode ser feito pesquisas de mercado e medir o tráfego e engajamento do público nas redes sociais.
Com base nesses resultados você conseguirá saber se está indo pelo caminho certo, ou deve retornar algumas casas para chegar ao objetivo principal.
5º – Não faça isso sozinho
Seria muito arriscado fazer um processo de rebranding na sua marca sozinho, O ideal é contratar uma empresa especializada em marketing para ajudar a montar as estratégias certas no momento correto.
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