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Em todos os anos o marketing tem que se reinventar e recriar estratégias para conseguir chegar cada vez mais ao seu público alvo e em 2023 não vai ser diferente.

Com o crescimento das redes sociais nos últimos anos, o marketing orgânico nas redes fica cada vez mais difícil de acontecer, já que conhecendo os seus tamanhos, as redes começaram a dar prioridade ao conteúdo pago.

Dessa forma, para aparecer mais nas redes no próximo ano sem gastar – ou quase sem gastar – é necessário estar por dentro das tendências do marketing para o ano de 2023. 

E, nessas apostas, você consegue criar um conteúdo para sua empresa de forma mais direta, procurando sempre estar por dentro das tendências.

Mas, como saber o que são as tendências?

Bem, para chegar nesse ponto, muito estudo de dados e informações captadas nas redes sociais é feito. Isso porque, essas tendências não são criadas da noite para o dia por qualquer pessoa – afinal, assim ficaria fácil, não é mesmo?

Para saber o que estará em alta no marketing para o ano de 2023, o estudo prevê qual será o caminho mais comum para um potencial comportamento de seguidores com uma base de dados e, dessa forma, apostando em qual o formato de conteúdo que será o mais fácil para alcançar o lead.

E, nessa base de estudo, é analisado como o consumo dos usuários representa a forma que eles analisam serviços ou conteúdos. 

Por que preciso saber sobre as tendências?

Bem, como já falamos neste artigo, cada vez mais está difícil aparecer nas redes sociais com um conteúdo orgânico, já que eles priorizam quem paga para aparecer.

Então, desta forma, é você apostar nas tendências do marketing em 2023 pode ser o empurrãozinho que sua marca precisa para aparecer mais.

Assim, se você ainda acha que isso não faz sentido, podemos falar sobre a rede social TikTok. Aposto que, provavelmente um dia, você já passou por ela para ver um vídeo e, sem perceber, passou horas vendo ela.

Seguindo esse pensamento, o TikTok foi uma rede social que nasceu para ter passinhos de danças e dicas rápidas, mas cresceu muito mais que o esperado. Assim, diversas marcas aproveitaram o “boom” para aparecer em vender por lá.

Dessa forma, podemos ver que investir nas tendências do marketing são as melhores apostas, já que você tem um investimento menor e uma entrega maior. No caso do TikTok, o que foi muito utilizado foi o investimento em influenciadores digitais. 

E essa é a prova que você precisava para entender como estar antenado às tendências do marketing é algo que pode salvar suas vendas – ou produto. Porém, é necessário relembrar que não é porque um conteúdo está na moda que você deverá usar.

Repense sempre onde o conteúdo em tendência do marketing encaixa nas suas necessidades. Por exemplo, não é porque uma influenciadora digital consegue mais público por causa de uma certa dança que você deve investir nisso no seu trabalho.

Além disso, datas comemorativas são sempre apostas para estar ligado. Sabemos que os feriados movimentam o mercado, mas e outros eventos? Festas populares, eventos esportivos e culturais são situações a estar preparado para aproveitar o marketing.

Aproveite que o mundo se reinventa a todo instante e aposte no mesmo para sua marca. A reinvenção no marketing é o que pode te diferenciar dos concorrentes. Agora é a hora de ficar sabendo das tendências e estar pronto para usá-las.

E quais as tendências para o marketing em 2023?

São várias apostas, mas existem as principais, que colocam alguns conteúdos como os mais certos de serem usados. 

Assim, conhecendo algumas das apostas, você pode estar preparado para começar 2023 na frente dos concorrentes.

Data marketing

A ideia aqui é simples: o seu conteúdo de marketing vai ser guiado por dados captados nas redes sociais. 

Para se ter ideia, segundo dados da Exame, o engajamento de clientes já é orientado por dados e 83% dos profissionais de marketing entrevistados acreditam que a capacidade dos clientes depende do digital.

Ou seja, para 2023 a tendência do marketing apostar em dados é ainda maior. Dessa forma, é uma boa aposta saber mais do que a jornada de compra do seu cliente em suas mídias.

Acessibilidade, diversidade e responsabilidade ambiental

Aqui temos um ponto importante: não apenas assumir que apoia ou comentar sobre, mas sim trazer os pontos apontados. Esses três pilares são suporte para a comunicação digital nos próximos anos, então porque não apostar nessa tendência em 2023? 

Mas, se você estiver na dúvida de como realizar isso, fica tranquilo! Isso é muito mais fácil do que parece. Para isso, é necessário que você leve algumas questões em consideração:

  • Legendar vídeos da marca, garantindo que cada vez mais pessoas consigam ter acesso ao conteúdo compartilhado;
  • Criar campanhas ilustradas por pessoas reais, fugindo dos atores ou corpos padrões. Aposte em pessoas de diferentes etnias, gêneros e corpos, mostrando, dessa forma, que a sua marca é preocupada com a inclusão.
  • Posicionar- se e defender causas ambientais, e isso é além de separar os lixos recicláveis. Aqui o ponto é assumir um compromisso com a sustentabilidade e deixar isso transparecer ao público.

Vídeos ainda estão em alta

Sim, o grande trunfo de 2022 vai continuar sendo tendência para 2023. Então aposte em vídeos e, como dissemos antes, aposte em pessoas diferentes, humanize sua marca

Outro ponto a se atentar é o uso de legendas, sendo que assim você consegue atingir um público ainda maior.

Marketing de diferentes mídias

E essa aposta vem tanto para o offline como para o online. Pare de pensar sua campanha para apenas um formato. 

Hoje em dia existem cerca de 242 milhões de smartphones no país, mostrando que existem mais pessoas navegando pelos celulares do que por computadores. Esteja preparado para incluir essas pessoas em sua campanha.

Além disso, o offline ainda existe também, você sabia? Não esqueça esse formato e transforme sua campanha para o tradicional.

Marketing de Influência

Essa foi a grande revolução dos últimos anos e segue sendo uma tendência para 2023. Já é comprovado e entendido que as pessoas compram ou consomem produtos indicados por quem eles confiam, dessa forma, esteja preparado para ver sua marca aparecer mais quando indicada.

Além disso, saiba nichar seu público para que você consiga colocar a pessoa certa para falar sobre a sua marca.

Conteúdo interativo

Aqui é outra tendência que já vem sido nos últimos anos e não ficará para trás. O conteúdo interativo é colocar o seu cliente no centro das suas ações, deixando ele direcionar os próximos passos ou até mesmo criando com indicação dele.

Busca por voz

A última tendência do marketing em 2023 é conhecida já, mas pouco usada. A busca por voz – utilizando as assistentes digitais dos celulares – é um fato a ser estudado para sua marca.

Cada vez mais comum, você deve se planejar para conseguir ser encontrado após o “ok Google” ou o “Hey, Siri!”.

E como não errar?

Bem, para não errar no marketing em 2023 é bem simples: aposte na Conelly. Aqui, nossa equipe estará preparada para montar toda a sua estratégia de marketing com base nas tendências do ano de 2023.

 

Ver mais:

Dia Mundial da Propaganda.