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Hoje em dia é muito comum ouvirmos falar de publicidade e propaganda, mas pouco se sabe sobre o que de fato esse termo significa. Pensando nisso, no artigo de hoje vamos abordar o conceito e para que serve a publicidade, além de trazer exemplos do dia a dia para esclarecer o conteúdo. Confira!

Definição de publicidade

De acordo com a definição literal da palavra, publicidade – derivada do latim que quer dizer público – significa deixar público/visível uma ideia ou um acontecimento.

Portanto, a publicidade está relacionada a uma estratégia usada para informar e comunicar ao mesmo tempo e da mesma maneira grande parte da população. Isto é, a publicidade é responsável por anunciar produtos e serviços de determinado comércio. Divulgando também, a marca do negócio.

Dessa maneira, a publicidade funciona como um estímulo no público, influenciando este a adquirir o produto ou serviço disponível, de modo a torná-lo um possível cliente. Além disso, a publicidade também é fundamental para tornar a marca e a empresa conhecida, destacando-a da concorrência.

Para isso, a publicidade pode utilizar técnicas digitais ou tradicionais. No primeiro caso, as campanhas publicitárias são feitas nas redes sociais, as quais têm o objetivo de atrair e converter consumidores no online. Diferente da divulgação feita no meio tradicional que usa outdoor, panfletos, propaganda em TV e rádio, entre outras técnicas da mídia off.

Alguns exemplos de campanhas publicitárias que mais fizeram sucesso estão:

“We can do it” – Essa campanha é um dos maiores símbolos feministas que marcaram a história.O cartaz foi criado em 1943 por J. Howard Miller para a empresa Westinghouse, com a finalidade de levantar a moral dos seus trabalhadores, durante o esforço de guerra dos EUA. A ilustração é baseada em uma fotografia em preto e branco tirada de uma operária que então trabalhava na Base Aeronaval de Alameda, na Califórnia.
Essa campanha desde então vem sendo associada à incorporação do trabalho feminino na indústria como consequência da guerra, embora o cartaz original nada tivesse a ver com isso.

“Bombril tem 1001 utilidades” – Essa campanha foi criada pela marca de esponja de aço “bombril” e ficou super famosa nos comerciais da televisão brasileira pelo slogan “ bombril, 1001 utilidades” narrado pelo ator Carlos Moreno que se tornou garoto propaganda da marca entre os anos de 1978 e 2004.
No site da Bombril é possível assistir a cada episódio que foi ao ar e a história por trás de cada um deles. Veja clicando AQUI

Anúncios de natal da Coca-Cola – Em 1920 a marca criou uma campanha para a revista The Saturday Evening Post que mostrava o personagem Papai Noel. Para a campanha, o ilustrador Haddon Sundblom se baseou no poema de Haddon Sundblom “Uma Visita de São Nicolau”.
Além disso, o ilustrador retratou as vestimentas do personagem natalino com a cor da marca (vermelho), o que acabou por popularizar ainda mais a campanha.
Posteriormente em 1922, uma campanha na França introduziu a imagem de um urso polar que se refrescava com o refrigerante em um dia de sol, o que contribuiu para popularização desse personagem como marca registrada da empresa.

Publicidade de produto

Diante das propagandas que mais fizeram sucesso e marcaram grande parte da população, as quais são lembradas até hoje, é importante entender o que fizeram essas e tantas outras peças publicitárias se tornarem icônicas.

Quando o assunto é publicidade, existem diferentes tipos de divulgação. Isto é, a publicidade de serviço, de promoção, comparativa, específica para crianças e a de produtos.

Apesar de todos serem voltados para publicidade de modo geral, cada um é responsável por divulgar uma peça específica. No caso da publicidade de produto, por exemplo, que diz respeito às situações citadas acima, tem como objetivo anunciar um produto de determinada empresa/marca.
Passo a passo de uma campanha de publicidade
Entretanto, para a peça publicitária surtir efeito, é necessário que esta seja feita do jeito certo e com as estratégias corretas.

Primeiramente, é preciso compreender que a campanha é composta por vários elementos. Como por exemplo, texto, som, imagem, entre outros. O principal objetivo é atrair e passar informações ao público em diferentes meios de comunicação, além de serem responsáveis por divulgar e construir a autoridade da marca.

Por conta disso, é importante que as peças publicitárias sejam criativas para chamar a atenção e impactar o público. A fim de convencer o consumidor sobre o valor do serviço ou produto. Portanto, o anúncio deve ser baseado em três conceitos:

clareza;
persuasão
criatividade.

Diante disso, na hora de montar um anúncio publicitário esteja ciente das seguintes coisas: definição do público-alvo, criação de uma frase de impacto para ser o título da campanha, assim como um texto para chamar a atenção do consumidor, mas que também explique de forma breve os benefícios do produto e/ou serviço e porque as pessoas devem adquiri-lo.

Por fim, não esqueça de acrescentar o logo para ser lembrado pelo público e o método de contato. Pois, dessa maneira, as chances da sua peça publicitária fazer sucesso são maiores.

Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Conelly Master Media, onde você pode encontrar diversos conteúdos sobre marketing, mídia on e off.

Veja também:
Mídia off: como usar as estratégias a favor do seu negócio