A gestão de tráfego é uma das várias formas de se destacar na internet.
O gestor de tráfego direciona, de forma estratégica na internet, o investimento que sua empresa está fazendo.
Dessa forma, é possível posicionar a sua marca de uma maneira mais assertiva, sabendo onde, como e o quanto investir.
Nesse artigo vamos saber um pouco mais sobre o que é a gestão de tráfego, como ela funciona e os benefícios que ela pode trazer para tornar sua marca mais conhecida.
O que é gestão de tráfego?
Considerada uma estratégia para atrair usuários através de anúncios na internet, a gestão de tráfego analisa as métricas para poder medir e analisar o público que está visitando seus canais digitais.
Essa análise serve para qualificar o público que seu site e suas redes estão recebendo, para que se converta em futuras vendas.
É na gestão de tráfego que são analisados quais os canais digitais são mais indicados para a sua empresa, de acordo com cada planejamento estratégico.
O maior objetivo dessa gestão é converter visitantes em leads qualificados, que são os potenciais clientes, e eles, em oportunidades de negócios.
Muitas empresas ainda têm dúvidas se vale a pena ou não investir em tráfego. Para isso, existe um profissional qualificado em fazer essa análise, é o Gestor de Tráfego.
O que faz um gestor de tráfego?
Como falamos anteriormente, o gestor de tráfego é o profissional qualificado e especializado para administrar as ferramentas e as estratégias voltadas para atrair pessoas para o site e rede social da empresa.
Esse profissional precisa entender sobre as ferramentas digitais e saber utilizar as análises de dados e métricas colhidas durante as campanhas. Ter uma visão estratégica da empresa, é essencial para que o gestor de tráfego consiga atrair as pessoas certas.
Por que a gestão de tráfego é importante para a sua empresa?
O principal motivo é se destacar entre tantas outras empresas, tornar sua marca conhecida, além de aumentar as vendas, claro.
Os anúncios pagos oferecem inúmeras possibilidades, confira:
- Autoridade para a sua marca – quando se tem um bom destaque nos sites de busca, sua empresa acaba sendo considerada autoridade no assunto;
- Encontrar o público-alvo e cliente ideal – uma boa gestão é focada em entregar os anúncios para as pessoas certas, que realmente estão interessadas no seu produto;
- Oferecer seu produto ou serviço de modo estratégico e atrativo;
- Atrair essas pessoas para as suas plataformas digitais;
- Gerar fluxo de interesse e relevância;
- Aumentar as vendas – quanto mais pessoas chegarem aos seus canais digitais, mais chances de converter essas visitas em vendas.
Além disso, são as campanhas pagas que vão orientar toda a equipe de marketing, mostrando o que funcionou e por quais motivos deu certo. Dessa forma é possível criar conteúdo focados nos objetivos.
Tipos de tráfegos
Existem dois tipos de tráfego, os pagos e os orgânicos.
Os pagos são aqueles que exigem um investimento financeiro, mas trazem grandes resultados em um período curto de tempo. Já os orgânicos, o resultado demora mais um pouquinho, porém irá trazer uma audiência engajada e fidelizada.
Outra diferença entre eles é que, quando se faz uma pesquisa em sites de busca, os pagos irão aparecer como patrocinados e os orgânicos aparecem espontaneamente.
O ideal é combinar os dois tipos. Sempre testando as campanhas que dão mais e menos resultados.
Agora vamos conhecer alguns exemplos de tipos pagos e orgânicos.
Banner
Eles funcionam de uma maneira bem simples. É feito uma imagem, como se fosse de revistas ou jornais impressos, e, ao clicar nessa foto, a pessoa é levada para a página de venda da marca. Nessa página poderá ser encontrado mais detalhes sobre o produto, até efetivar uma venda.
Publicidade nativa
Esse tipo de publicidade é feita por meio de anúncios e são divulgados em websites e sites de notícias que estejam relacionados com o conteúdo apresentado.
Mídias Sociais
Nas mídias sociais é a forma mais econômica de mostrar seu produto ou serviço, além de ter uma grande diversidade de formas de anunciar.
Vídeos
Nos dias de hoje as pessoas estão preferindo consumir conteúdos rápidos e práticos. Em poucos segundos, os conteúdos em vídeos surtem grandes efeitos e alcançam muita gente. Um exemplo são as publicidades feitas no youtube, usando a estratégia certa, é impossível não gerar um bom impacto.
Aplicativos
A maioria das ações realizadas na internet, já podem ser feitas através de aplicativos. Um exemplo são as transações bancárias, pedido de comida, compras de supermercado, até mesmo marcar um “date” pode ser feito por aplicativo.
Hoje o celular faz parte do dia a dia da maioria das pessoas. Por isso, realizar campanhas por meio de aplicativos é uma ótima oportunidade para chegar no seu objetivo, que é o engajamento e o aumento das suas vendas.
Quais são as plataformas de tráfego mais usadas?
Depois de entender a diferença entre tráfego pago e orgânico, vamos conhecer as principais plataformas e sites utilizados para aplicar a gestão de tráfego em seus negócios. Confira:
Google ADS
É considerada uma das mais usadas e tem como objetivo fazer a publicidade dentro do próprio buscador, o Google. Com certeza você já fez uma pesquisa no Google e viu, logo nos primeiros resultados, links chamados de patrocinados. Eles irão aparecer com a palavra “anúncio” antes da URL, pois eles foram pagos para estarem ali naquela posição.
Instagram ADS
As redes sociais também oferecem opções de tráfego pago. Um exemplo é o Instagram ADS, pois nele você pode fazer anúncios e direcionar ao seu público-alvo de várias formas, como: stories, feed, carrossel e vídeo.
O ideal é ir testando para ver onde você terá mais engajamento e de que forma alcançará mais fácil os usuários com o perfil que você está procurando.
Facebook ADS
Esses anúncios funcionam basicamente igual ao do Instagram. Muitas pessoas acham que ele não é uma boa opção para captação de leads, mas estão enganados. Publicidade no Facebook gera retorno sim e é uma estratégia bastante usada pelas empresas para atrair clientes e aumentar as vendas.
Youtube ADS
Como falamos anteriormente, os vídeos têm um poder de atingir o público muito rápido, pois muitas pessoas preferem esse tipo de conteúdo.
Os anúncios são exibidos dentro dos vídeos que as pessoas estão assistindo ou aparecem como sugestão. Portanto, invista em produzir bons vídeos sobre sua marca e anuncie nessa ferramenta, com certeza irá trazer um bom retorno.
Linkedin ADS
Essa plataforma é mais voltada para negócios, pois trata-se de uma rede social profissional. Por ser uma rede mais segmentada, os valores tendem a ser um pouco mais altos do que as outras. É preciso avaliar qual campanha deve ser investida no Linkedin, mas ela geralmente traz ótimos resultados.
Taboola
Nessa plataforma são usados anúncios nativos, aqueles que não parecem ser anúncios, por serem mais sutis. É uma ótima forma de chamar a atenção daquele público que já está cansado dos anúncios tradicionais.
Nessa plataforma, é possível criar uma campanha para serem mostradas em portais de notícias como sugestão de conteúdo complementar. Dessa forma, o leitor vai clicar para continuar lendo e, provavelmente, seja um usuário que tenha interesse no seu segmento.
Conclusão
Enfim, a aposta na gestão de tráfego é um retorno garantido. Se for feito um bom planejamento voltado para o seu negócio, com toda a certeza irá aumentar o engajamento com o seu público e, por consequência, aumentar as vendas e os lucros da sua empresa.
Mas lembre-se, é praticamente impossível fazer uma boa gestão de tráfego sem uma equipe de marketing digital qualificada. Se você não quer correr o risco de fazer um investimento errado, não faça sozinho, contrate uma empresa que já tenha experiência na gestão de tráfego. A Conelly Master Media conta com profissionais altamente qualificados em tráfego e marketing digital. Clique AQUI e conheça a agência.
Veja também:
Marketing digital e o metaverso