Já explicamos em outro texto como o posicionamento de marca funciona. Mas, que tal conhecer exemplos de como fazer o seu posicionamento de marca?
Se você não leu o primeiro texto, não se preocupe, iremos retomar a discussão e faremos uma breve explicação do porquê e como você deve fazer o seu posicionamento de marca.
Então, se prepare para saber como melhorar o posicionamento de sua empresa, criando a melhor forma para ocupar a memória dos seus consumidores.
Desse modo, você estará preparado para conduzir as ações de sua marca diretamente para ocupar esse espaço com os seus consumidores.
Essa estratégia de branding é uma forma de colocar a sua empresa no topo de um segmento, criando a lembrança com o público.
Nesse caso, não é necessário que você mude totalmente a sua comunicação, mas indique em suas ações o que você quer passar para seu público.
Então, anote as dicas de como fazer seu posicionamento de marca e preste atenção nos exemplos de sucesso.
O que é o posicionamento de marca?
Bem, o posicionamento de marca, como citado em outro texto, é a forma que você quer ser lembrado pelo seu público geral.
Essa forma é o melhor método para garantir a lembrança em um setor, serviço ou produto.
Se você quer entender melhor como isso funciona, faremos de uma forma prática: pense em uma empresa que você gosta muito, em seu produto ou em um serviço.
Seja uma empresa que você gosta pela qualidade, pela forma de se comunicar ou mesmo pela forma de entregar o serviço ou produto.
Essa empresa, que mantém um local especial em seu pensamento e memória, conseguiu isso devido a alguma estratégia de posicionamento de marca, mesmo que inconsciente.
Assim, são várias as formas que você pode criar uma estratégia certeira para que seu público tenha a imagem de sua marca na mente.
Ou seja, é necessário que você saiba que não vai funcionar a mesma estratégia para todas as empresas, produtos ou negócios. Então, os exemplos que trataremos adiante no texto não podem ser copiados achando que o resultado será o mesmo.
O que preciso para criar meu posicionamento de marca?
Bem, você não pode só sair agindo sem planejar para criar o posicionamento de marca.
Então, no começo de tudo é necessário fazer um planejamento, elaborar uma estratégia e entender, de forma clara, seu público, seus desejos e o que eles esperam de você.
Além disso, essa fase serve para você explicar com clareza o que você tem a oferecer para eles, onde vocês podem chegar juntos e como você quer ser lembrado por eles.
Então, nesse processo entenda que para criar seu posicionamento de marca é necessário que você:
- conheça seu negócio;
- entenda quem é o seu cliente;
- saiba o que sua marca representa;
- mapeie seus concorrentes;
- use a criatividade para comunicar.
Assim, seguindo esses pontos, você terá uma chance maior de se diferenciar e aparecer ao seus clientes.
Conheça o seu negócio
Obviamente você conhece melhor que ninguém seu negócio, afinal, você cuida dele desde o início.
Porém, você sabe falar tranquilamente onde quer chegar com a sua empresa? Quais são seus diferenciais? Por que seu público escolhe você?
Então, essa é a fase onde você pára e pensa sobre, reflete e, desse modo, descobre as conclusões necessárias para chegar ao processo final.
Conheça o seu cliente
Você não precisará saber o nome completo ou dados assim de seus clientes,mas saiba quem ele é quando você vai produzir o conteúdo para ele.
Afinal, você deverá saber com quem se comunica, como se comunica com essa pessoa e, desse modo, definir uma persona do negócio.
Até porque, não é possível desenvolver um posicionamento de marca sem saber quem vai consumir o seu produto.
Após definir o seu público alvo, tudo ficará mais tranquilo para ser desenvolvido.
Saiba o que sua marca representa
Grande parte do que o posicionamento de marca eficiente foge do que é material. Afinal, às vezes uma ideia é muito mais forte que um produto físico.
Assim, seus valores transmitidos em sua comunicação e como seu público recebe as informações também deverá ser levado em conta.
Por isso, crie conexões, venda sentimentos, conquistas, propósitos e ideias.
Mapeie seu concorrente
É sempre bom, e necessário, saber onde a concorrência está e o que ela está criando. Por meio de uma análise de mercado, é possível monitorar regularmente os negócios que podem oferecer produtos e serviços como os seus.
Durante esse processo é possível achar alguns aspectos diferentes e semelhantes, podendo encaminhar a criação do seu posicionamento de marca.
Use da criatividade na comunicação
Seja criativo, ninguém quer mais do mesmo. Coloque uma ideia na cabeça e crie seu modo de se comunicar.
Você não precisa ser o famoso “engraçadão”, mas também não precisa ser sério 100% do tempo.
Assim, você desenvolve a sua persona e, desse modo, cria o seu posicionamento de marca.
E quais os exemplos?
Bem, poderíamos passar dias e horas citando exemplos de posicionamento de marca, mas aqui vamos entrar em alguns exemplos conhecidos.
Starbucks
Bem, o Starbucks é conhecido não por sua forma de comunicação ou por seu produto, mas sim pela satisfação do cliente.
De forma simples, escrevendo o nome em um copo, a marca criou uma proximidade com o público e, isso, se tornou parte da cultura da empresa.
Até hoje é comum que as pessoas recebam o seu café com o nome escrito em seu copo.
Coca-Cola
A marca de refrigerante mais famosa do mundo tem sua estratégia baseada nos slogans e na mensagem que as campanhas passam.
Afinal, nada melhor para lembrar de sua marca como “Abra a felicidade”, “O lado Coca-Cola da vida” e “Para todos”.
Assim, a Coca-Cola é muito conhecida por remeter o conceito de amizade, alegria e união.
Nike
Apenas faça, ou “just do it”, é a maneira que a marca de material esportivo achou para criar sua mensagem no mundo.
A ideia era que todos os consumidores poderiam superar seus obstáculos sem problemas, criando uma forte ligação da marca com o consumidor.
Dolly
Sim, o refrigerante brasileiro é um bom exemplo e por mais de um motivo. Apesar de ter virado meme na internet, o comercial da Dolly tem uma música que boa parte da população conhece.
Além disso, suas redes sociais são focadas no humor, levando para a marca o tom que o público dava.
Assim, ao entender quem era seu público, a Dolly conseguiu criar o melhor método de comunicação.
Se você quer entender mais sobre o posicionamento de marca e como criar o seu, venha para a Conelly. Nossa equipe está totalmente preparada para te auxiliar em todo o processo e, assim, conseguir criar a melhor memória em seus consumidores.
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