Após aprender a criar uma base sólida para o planejamento de marketing do seu negócio em nossos dois últimos posts, chegou o momento de conhecer as etapas de uma eficiente estratégia.
Ao acompanhar e seguir cada um dos pontos que trazemos hoje, você poderá dar início ou mesmo corrigir seu negócio com maior solidez, sabendo que está com uma base bem preparada para enfrentar o mercado.
Acompanhe cada uma dessas etapas a seguir:
Trabalhe em equipe
Ao definir estratégias para os principais objetivos da sua empresa, é primordial que, caso seja possível, você faça isso em conjunto. Afinal, como diz o ditado, “duas cabeças pensam melhor que uma” e isso não é diferente nesse contexto.
Apesar de haver momentos em que é preciso implementar uma visão mais pessoal e analítica dos processos de sua empresa, no momento da definição de estratégias para o seu negócio é bastante inteligente não se isolar e contar com outras opiniões.
Nesse caso, diferentes pontos de vista poderão agregar sua ideia e objetivo inicial com um upgrade, partindo do que foi apresentado por você com soluções que podem ser fora da caixa.
Atente-se as sugestões de seus sócios, caso possua ou mesmo de seus colaboradores e juntos analisem o que o mercado tem feito nos últimos tempos e, principalmente, agora.
Brainstorming: o exercício criativo do qual você não deve abrir mão!
Uma das formas mais interessantes de se trabalhar em conjunto é por meio de um processo de brainstorming.
O brainstorming nada mais é do que um exercício criativo para que ideias sejam desenvolvidas com liberdade, tendo em vista um objetivo predeterminado.
Trata-se de uma das maneiras mais significativas de se trabalhar em conjunto.
Nesse momento, o ideal é não estabelecer limites ou regras que possam barrar a criatividade dos participantes.
Ajustes e aperfeiçoamentos podem ser deixados para etapas futuras.
Colocando em prática
Para que o brainstorming possua eficiência, comece deixando claro o objetivo que precisa ser alcançado.
Pode ser aumentar o número da carteira de clientes, por exemplo, ou o faturamento do negócio.
Não existe apenas uma única maneira de alcançar esses objetivos e, nesse mesmo contexto, é essencial saber que só é possível ter essa resposta baseada na compreensão do problema.
Tendo isso em mente, é essencial passar por essa etapa. Por isso, nunca abra mão do brainstorming nesse processo.
Feito isso, é possível partir para o terceiro passo: o filtro das melhores ações!
Filtre o que de mais interessante foi estipulado nas etapas anteriores
É preciso avaliar as ideias com base na capacidade que a empresa tem em executar o que foi levantado. Lembrando sempre de ser ambicioso e sobretudo, realista!
Faça a segmentação adequadamente
Fazer uma segmentação adequada em seu plano de marketing significa obter um profundo conhecimento do seu público-alvo.
Essa característica é primordial para que suas estratégias sejam bem definidas. Afinal, o seu negócio está diretamente ligado à satisfação do seu cliente e, por isso, conhecê-lo bem é tão importante quanto identificar os grandes diferenciais de seu negócio.
Para isso, uma boa estratégia baseia se em definir bem quem seriam seu clientes ideais.
Muitas empresas e prestadores de serviços, acreditam já ter sua persona definida. Todavia, é preciso levar mais critérios em conta que apenas, idade, sexo, classe econômica e região em que vivem.
É preciso obter riqueza de detalhes se você quiser desenvolver uma boa e relevante estratégia de marketing.
Esse aspecto requer uma pesquisa aprofundada, mas alguns dos quesitos primordiais que você deve ter em mente, fora os citados acima, são:
- Quais são os assuntos que interessam esse público?
- De que forma esse cliente busca informação?
- Quais são os desafios enfrentados por ele diariamente, que podem ser minimizados ou resolvidos com meu produto?
- Quais são suas principais dores?
- De que forma esse cliente busca informação?
- Qual seu nível de escolaridade?
- Quem ou quais são os fatores influenciadores nas suas tomadas de decisão? Amigos (as)? Filhos pequenos? Pessoas que trabalham como influenciadores digitais?
Através dessa pesquisa cuidadosa, você poderá ser muito mais assertivo em suas ações estratégicas de expansão do seu negócio.
Conheça a demanda por seus produtos e/ou serviços
Entender as demandas de seu público por seu produto e/ou serviço e, além disso, saber identificar as fraquezas da concorrência, fará com que você agregue diferenciais bastante competitivos ao longo dos anos.
É um exercício contínuo que definirá o seu posicionamento no mercado.
Grandes e populares empresas possuem essa característica de maneira bastante marcada.
Sem essa percepção, você não somente fica à mercê de seus concorrentes, como também corre sérios riscos de ficar para trás no que tange a inovação de outros empreendedores que também atendem o seu mesmo nicho de mercado.
Por isso, independentemente do seu modelo de negócio, não deixe de analisar o que o seu público deseja e aprova, além de fazer um estudo especificado de seu comportamento, para que ele seja sempre bem atendido por seus produtos e serviços, contando com constantes diferenciais sobre a concorrência.
Defina ações e coloque-as em prática nos momentos certos
Aqui, você precisa identificar quando aquela excelente estratégia levantada deve ser colocada em prática.
Nesse momento, é preciso ter sabedoria e cautela para alinhar bem a execução e períodos das ações.
Estabeleça prazos e saiba respeitá-los, não adiantando-os nem deixando-os atrasar
Nesse momento deixe que sua experiência ou mesmo feeling guiem você e sua equipe para encaixar as ações selecionadas.
Por exemplo:
Determinada ação de marketing pode ser bastante certeira para uma data em especial e completamente irrelevante dias depois. É o caso de datas comemorativas, promoções de feriados em que o comércio é aquecido e etc.
Todavia, uma boa ação pode ser útil se colocada em prática no timing correto.
Na jornada de compras de um cliente, ser incisivo em uma ação de venda no momento em que o cliente deveria ter espaço para tomar a decisão, pode ocasionar na perda da oportunidade e até mesmo desse cliente em potencial definitivamente.
Além de colocar as ações estratégicas em ação no momento adequado, é importante, também, colocá-las em prática.
Parece óbvio, mas muitas equipes têm ideais, definem novas estratégias e nunca as colocam em prática.
Isso ocasionará no retardamento no crescimento da sua empresa, colocando-o atrás de sua concorrência.
Projete os investimentos que serão necessários
É fundamental saber o quanto sua empresa tem em caixa à disposição de investimentos e como isso será distribuído.
Novamente é preciso ter em mente que nem sempre a ação mais custosa é a melhor para você no momento.
Muitas vezes, algumas mudanças simples no processo podem ser determinantes para uma melhor colocação no mercado.
Quer um exemplo?
Muitas empresas têm uma excelente infraestrutura, ponto de venda no local adequado, verba para investimentos em ações de marketing, bons e eficientes produtos, mas eles não são bem apresentados por seu pessoal de vendas.
Talvez uma melhora no atendimento oferecido por seus colaboradores seja o que está lhe impedindo de crescer ou fidelizar clientes.
Há diversos casos e motivos pelos quais empresas têm seu desenvolvimento estacionado. Por isso, a importância de analisar sempre seu negócio em todos os aspectos.
Uma estratégia eficiente inclui a analise dos resultados alcançados e a atualização do plano de ação
Ao seguir todas essas etapas em seu plano de marketing e colocá-las em ação é momento de observar se os objetivos traçados foram ou estão sendo alcançados.
Quanto mais satisfatórios forem os resultados obtidos, é possível concluir que melhor é a qualidade de seu planejamento estratégico. Do contrário, significa o mesmo.
Com essa identificação realizada, seguimos ao passo final do nosso plano de marketing, a sua atualização e ampliação de seus objetivos.
Se houver falhas, esse também é o momento de corrigi-las e adaptá-las para uma nova etapa.
Após conhecer e implementar essas etapas, ficará muito mais simples planejar, ajustar e executar um plano estratégico eficiente para o crescimento da sua empresa.
Lembrando sempre que esse processo é bastante amplo e aqui citamos apenas algumas das estratégias a serem adotadas por você!
É importante ressaltar ainda que esse é método contínuo, o qual precisa tornar-se um hábito, para que como consequência, você se torne uma referência em seu mercado!
Gostou dessas dicas?
Então, não deixe de compartilhá-las com seus amigos e familiares que também empreendem ou desejam fazê-lo em breve.
Com algumas práticas simples é possível alcançar estabilidade e até mesmo crescimento mesmo em tempos de crise.
Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato conosco! Teremos um grande prazer em ajudá-lo a fazer o seu negócio crescer com estratégias bem desenvolvidas e baseadas em sua persona.
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