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Embora não tenham os nomes tão conhecidos, o conceito de crossmedia e transmedia são muito utilizados em campanhas de marketing por empresas em redes sociais.

Esses conceitos de comunicação são tão comuns que diversas empresas e pessoas utilizam deles mesmo sem saber o que estão fazendo.

Com a velocidade do consumo de informações sendo consumidas cada vez mais rápido, é comum que –  mesmo sem querer – os conceitos sejam utilizados nas redes sociais.

Assim, as estratégias que englobam o conceito de crossmedia e transmedia fazem cada vez mais parte do planejamento de marcas.

Esse conceito tem como principal objetivo integrar as redes sociais das marcas e, desse modo, fortalecer a marca, além de estar sempre presente na cabeça do usuário.

Mas saiba que esses conceitos são geralmente confundidos, já que as pessoas não sabem a diferença e, às vezes, nem que estão usando o conceito.

Então, se você quiser entender mais sobre esse conceito, como ele funciona e quais as utilidades que você pode ter com o crossmedia e transmedia, esse artigo é para você.

O que são crossmedia e transmedia?

Os dois conceitos são usados em uma forma de comunicação que, ampliando para outras redes sociais, apresenta as informações em mais de uma rede social.

Ou seja, os conceitos são apenas formas de indicar para o seu público, em mais de uma rede social ou meio de comunicação.

Afinal, esse tipo de comunicação pode envolver música, texto, vídeo, aplicativos, redes sociais, rádio e televisão.

Então, para você entender, daremos um exemplo agora – além de indicar cases de sucesso dos conceitos de crossmedia e transmedia. 

Digamos que você pretende explicar para o seu público sobre um conceito de marketing. Você pode utilizar o seu blog – como estamos fazendo agora -, utilizar um vídeo explicando o mesmo conceito – clique aqui e veja o nosso – e, até mesmo, utilizar uma outra forma de mídia.

Porém, apesar dos conceitos serem semelhantes e estarem alinhados em alguns pontos, eles são diferentes em outros tantos.

Desse modo, é necessário entender como eles se afastam para utilizar melhor eles e, assim, gerar uma estratégia de marketing forte e com grande apelo.

O que é crossmedia?

O crossmedia é um processo de comunicação que distribui em diferentes tipos de mídias a mesma narrativa.

Ou seja, nessa narrativa você pode, respeitando cada uma das características da forma de se comunicar, explicar de diferentes modos a mesma informação.

Essa diferenciação da forma de se comunicar acontece porque, de forma geral, cada meio de comunicação traz um modo diferente de se expressar.

Então, de forma geral, a crossmedia é a repetição da narrativa em diferentes meios, trazendo o mesmo entendimento no final.

Apesar de não parecer, esse conceito é utilizado desde 1990 no marketing e pode ser conhecido, também, como marketing 360, já que leva o consumidor de um ponto ao outro em todas as comunicações.

Ou seja, nesse conceito, a pessoa terá a mesma informação mesmo que vá para diferentes mídias.

O que é o transmedia?

Enquanto o crossmedia entrega a mesma informação em diversos meios, a transmedia trabalha de uma forma diferente.

A transmedia é um conceito que utiliza de diferentes plataformas ou mídias para contar partes diferentes de um mesmo conteúdo. Ou seja, você terá uma mídia complementando a outra.

Assim, para que o seu público conheça todos os pontos de sua ideia, você deverá ligar as mídias em um contexto que cada uma explique um ponto e, no final, entreguem o ponto necessário da ideia.

Por esse motivo, as narrativas têm pontos estratégicos para ligar os meios e, ao mesmo tempo, elas entregam situações para que eles sejam autossuficientes para o consumo autônomo.

Para se ter ideia de um exemplo, os podemos usar filmes que são ligados entre eles e, de certa forma, são adaptações de livros ou quadrinhos. Eles não podem ser considerados como crossmedia nem como transmedia. Porém, no momento que um site é usado para explicar possíveis teorias, ele vira um transmedia.

Como usar a crossmedia ou a transmedia?

Bem, cada um dos conceitos tem uma utilização específica, como vimos anteriormente. Assim, desse modo, você deve saber o que está querendo fazer para utilizar melhor seu projeto.

Ou seja, para fazer a utilização correta dos conceitos você deve saber se o seu projeto pretende integrar diversas mídias ou simplesmente apresentar as mesmas informações para diversos públicos.

Assim, tendo esse direcionamento definido, é hora de colocar em prática o projeto. Primeiro, explicaremos como usar o crossmedia e, após isso, o transmedia.

Para usar o crossmedia você deve entender que cada plataforma tem o seu método de comunicação. Ou seja, algumas redes sociais podem ser usadas com vídeos – Instagram, Tiktok e Facebook – enquanto outros meios devem ser usados para textos – jornais, revistas e LinkedIn.

Agora, se você pretende usar a transmedia, você deve entender que produzirá textos diferentes para os usos em cada mídia. Porém, esses textos deverão possuir “lacunas” para serem preenchidas em outras mídias. Ou seja, você deverá induzir o seu público a procurar em outras mídias as informações complementares.

Vantagens desse tipo de comunicação.

Ao usar o transmedia e o crossmedia você terá algumas vantagens sobre os tipos comuns de comunicação. Assim, você poderá desenvolver mais ainda suas redes sociais ou mídias de comunicação.

Isso porque a potencialização do alcance é o foco principal nesse método de comunicação, já que induz o seu cliente a ir atrás de outras mídias – ou agrega clientes de diferentes mídias – para ter a informação.

Assim, você tem a possibilidade de identificar o canal mais adequado para os seus clientes. Isso porque a informação dada do mesmo jeito em diferentes canais devem ser adaptadas para cada público ou canal.

Também, ao usar esses conceitos, é uma oportunidade de atualizar a comunicação da sua empresa. Isso porque você consegue descobrir cada vez mais como alinhar o seu público e, desse modo, criar uma comunicação focada no resultado final.

Se agora que você já conhece os conceitos você pretende utilizá-los em sua comunicação, venha para a Conelly. Aqui toda a nossa equipe de profissionais está preparada para alinhar o melhor uso do crossmedia e do transmedia para o seu projeto.

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