O TikTok se tornou uma das maiores redes sociais, com mais de 1 bilhão de usuários e milhares de empresas em busca de publicidade no TikTok Ads.
Lançada em 2016, a plataforma encontrou seu pico durante a pandemia, em 2021, quando um alto número de pessoas estava em casa e buscava mais interações digitais. Em abril do mesmo ano, uma pesquisa do próprio aplicativo indicou que as pessoas já passavam em média 1 hora por dia no TikTok, hoje são 95 minutos.
Na publicidade isso é ainda mais forte. Cerca de 54% das pessoas dizem lembrar dos conteúdos que viram ali, especialmente de marcas e 57% se inspiraram no TikTok para itens recentemente adquiridos.
Isso surgiu como oportunidade para a empresa da ByteDance que buscava espaço para trazer anunciantes para a plataforma. Os dados impulsionaram a criação de um espaço voltado para o desenvolvimento de campanhas e promover produtos ou serviços, o chamado TikTok Ads.
Como funciona o TikTok Ads
Hoje, o TikTok é a principal rede social entre as gerações mais jovens. Em 2020, já havia superado o YouTube em taxa de engajamento, contando com um alto potencial de viralização e sendo utilizado na criação de um gerenciador de anúncios, o TikTok Ads.
Dessa forma, os desenvolvedores utilizaram as possibilidades em vídeo que a plataforma entregava para fomentar o marketing na rede. Essa integração possibilita que empresas divulguem seus produtos exatamente onde seus consumidores estão, otimizando as campanhas.
O gerenciamento, segmentação de anúncios e investigação de dados é feito na TikTok Ads Manager que exige um investimento de US$50 (cerca de R$244 em conversão direta, 29/08/2023). E os usuários têm à disposição diversas possibilidades, como direcionar tráfego das visualizações para determinado site, mas, para isso, precisam de uma conta no TikTok.
Também é através do TikTok Ads que os usuários podem criar anúncios em toda a família de apps. O espaço ainda fornece uma grande variedade de formatos para os anúncios, de acordo com as necessidades da campanha.
Após a criação, a plataforma garante acompanhamento das informações obtidas e análise das segmentações de cada anúncio. Dessa forma, é possível garantir resultados mais expressivos.
Tipos de anúncios disponíveis no TikTok Ads
Para entregar ainda mais assertividade nos anúncios, foram desenvolvidos diferentes tipos de Ads. Com isso, a publicidade passa a trabalhar de forma direta, atuando nas necessidades da marca.
A plataforma está em constante transformação e muitas ferramentas estão restritas ou em versão beta. Por isso, frequentemente novos tipos de anúncios são divulgados e outras facilidades são entregues aos usuários.
Anúncios In-Feed
São os mais populares e permitem vídeos de 5 segundos até 1 minuto. Aparecem em tela cheia no feed, com uma marca para publicidade na página For You.
Anúncios Spark no TikTok Ads
Os chamados anúncios Spark são os mais eficientes de todos os tipos, alcançando até 24% de conversão e 142% de engajamento, segundo o próprio TikTok. São utilizados por usuários que desejam impulsionar suas postagens para outras contas.
Anúncios TopView
Os anúncios TopView também permitem vídeos de 5 segundos até 1 minuto, mas surgem assim que alguém abre o app. O TopView sofreu uma mudança no último ano, deixando o chamado custo por tempo (CPT) e passando a custo por mil impressões (CPM).
Branded Hashtag
As chamadas Branded Hashtags, ou desafios das hashtags, são abas especiais patrocinadas por empresas que desejam fomentar o reconhecimento de marca ou divulgar produtos incentivando o público a postar coisas com aquela hashtag. Fica na aba Descobrir do TikTok e são perfeitos para campanhas de tempo limitado.
Branded Effects
Os Branded Effects são efeitos de vídeos, como máscaras faciais e objetos 3D, desenvolvidos por empresas que desejam divulgar uma campanha através da interação dos usuários.
Brand Takeover
O Brand Takeover aceita apenas uma marca por dia e permite anúncios de vídeo ou imagem estática de 3 a 5 segundos que surgem na tela do usuário.
Passo a Passo para criar um anúncio
Para criar um anúncio do TikTok Ads antes você precisa ter uma conta no aplicativo. Depois, precisará se inscrever no TikTok for Business, onde incluirá todas as informações sobre a empresa.
Lembre-se: Todos os dados devem estar corretos, caso contrário a conta não será confirmada.
A seguir, precisará escolher o método de pagamento. Pronto, sua conta foi feita e, em até 24h, o TikTok Ads entrará em contato via e-mail para formalizar.
Após a confirmação, você poderá criar campanhas de publicidade. Para isso crie um grupo de anúncios escolhendo o objetivo da campanha, seja para reconhecimento de marca, consideração e até conversão. Dessa forma, a plataforma pode otimizar seu anúncio com clareza.
A seguir, selecione o público que quer segmentar. Ou seja, aquela que acredita ter mais interesse em seu anúncio. Aqui você pode optar por audiências customizadas para seu negócio ou semelhantes a de outras empresas.
Por fim, deve definir o orçamento, se diário ou vitalício. Não se preocupe, poderá pausar a qualquer momento ou ajustar informações.
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