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O Call-to-action, poderoso CTA, que em tradução livre trata da chamada para a ação em materiais online e sites é, de maneira específica, um elemento essencial para qualquer estratégia de inbound marketing bem sucedida. 

Isso porque o call to action é uma visualização destinada a levar os usuários a realizarem uma ação, como o nome indica, dentro das páginas ou contatos com a marca, sendo essas ações traçadas pela empresa para evoluir a jornada de compra.

Ou seja, estimula a tomada de decisão. Para isso, botões e textos instrutivos podem ser utilizados de maneira eficaz em todos os canais de marketing, impulsionando a conversão.

Por isso, antes de criar seu CTA, é fundamental que você determine sua meta de conversão. 

Afinal, a maneira como se estrutura a chamada para ação e seu respectivo conteúdo deve funcionar para persuadir os clientes em potencial a realizar essa manobra, e saber o objetivo contribui para chamadas mais assertivas. 

Você quer que eles baixem conteúdo premium? Que registrem para um acompanhar um webinar sobre manutenção de nobreak? Ver as postagens mais recentes no blog?

Cada uma dessas ações implica em um botão e conteúdo a ser produzido, bem como pode direcionar ações complementares – como a criação de landing pages – para otimizar os resultados.

Ao aderir às práticas recomendadas de CTA, você pode impulsionar sua estratégia de inbound marketing, proporcionando geração de leads, os potenciais clientes, em todos os canais de divulgação. Por sua vez, é possível alavancar o crescimento de seus negócios.

Definição de call-to-action para site

Um call to action, ou CTA, ou chamada para ação do site, pode ser apresentados em diferentes formas, como 

  • Banner;
  • Botão;
  • Imagem;
  • Texto.

Conforme o elemento empregado, ele instrui o visitante do site a realizar uma ação imediata, e isso é proposto de maneira convincente, e por vezes mais dinâmica – conforme objetivo e público.

Muitas vezes, é o próximo passo que você deseja que seu público dê em uma página corporativa, uma loja virtual ou mesmo um marketplace, evoluindo-o na jornada de compra.

Para sites que trabalham com peças para compressor de ar, ou qualquer outro produto voltado para o setor industrial, essa ação específica pode ser muito vantajosa para estreitar a relação com empresas e clientes, facilitando o ciclo de venda que tende a ser mais longo nesse modelo de negócio.

Para isso, enviar um formulário de contato, assinar uma lista de e-mail, comprar bens de consumo ou visualizar outro conteúdo são ações possíveis e que podem compor o CTA.

O objetivo dos CTAs é levar seu leitor a agir no momento certo, dentro da página mais adequada. Por isso eles precisam ser bem escritos, devidamente posicionados e projetados para serem bem-sucedidos.

Assim, o call to action vai direcionar os clientes que estão dentro de um dos estágios de inbound marketing, passando da atração para a conversão, a consideração, até a tomada de decisão final. 

Importância do CTA junto ao inbound marketing

Para que os usuários executem uma ação específica, eles precisam de um CTA qualificado e claro. 

Mesmo que a ação pareça óbvia, como comprar um produto ou assinar a newsletter da empresa, o visitante do site deve ter um botão ou link para clicar e deve ser estimulado a fazê-lo mais rapidamente.

De maneira ideal, esse botão ou link deve se destacar entre o texto. 

O sucesso de um negócio online depende inteiramente desse elemento, pois sem incluir o call to action, você pode não ter outra maneira eficaz de obter leads e clientes, que passam a adiar o contato, dificultando a conversão.

Práticas recomendadas de call-to-action

A partir do momento que se estabelece a importância do CTA para qualquer setor produtivo, para qualquer empresa que esteja interessada em atrair os leads e direcionar os leitores ou visitantes do site sobre o que fazer em seguida, há práticas recomendadas e que funcionam muito bem.

Dependendo do tipo de site e da ação desejada, a chamada para ação pode ser diferente, como os exemplos apresentados a seguir, mas adequados conforme a análise de resultados do empreendimento.

Apele para a linguagem acionável

Ao criar seu CTA, é importante incorporar uma linguagem convincente. Afinal, todo o objetivo do call to action é chamar um usuário para realizar uma ação. 

Por isso, use verbos acionáveis, no infinitivo, e simples em sua estratégia para impulsionar a conversão.

Por exemplo, o CTA “Faça uma assinatura grátis” usa o verbo informal “Fazer”, em vez de utilizar a frase que se mostra como padrão, ou seja, “solicitar”.

Embora essa mudança pareça trivial, empregar uma frase com mais personalidade, como “Receba a avaliação gratuita das etiquetas para produtos de limpeza” pode ser mais atraente do que o padrão “Solicite a avaliação do produto” – além de ser uma ação que parece mais simples ao cérebro.

Além disso, utilizar a palavra “Grátis” aumenta a proposta de valor da sua oferta. 

Essa simples mudança pode fazer toda a diferença para um cliente em potencial decidir se deve ou não converter em sua demanda. 

Aqui outro benefício é agregado, pois demonstra que o usuário tem interesse em conhecer o serviço. Ao apresentar a avaliação, ele conhece realmente o potencial da marca, possibilitando a conversão nesse contato.

Considere palavras em destaque

Como acontece com qualquer recurso visual em seu site, é importante garantir que seus CTAs não apenas estejam alinhados com sua marca e estilo, mas também sejam visualmente atraentes. 

A experiência do usuário desempenha papel fundamental na taxa de conversão e, por isso mesmo, é preciso se certificar que, ao criar os CTAs, eles estejam de acordo com a psicologia do projeto e com o planejamento. 

Um CTA que usa uma fonte envolvente, somado a uma linguagem acionável que especifica a importância ao comprar nobreak, e ainda com uma combinação de elementos certos de design, pode fazer toda a diferença para uma perspectiva decisiva. 

Realize uma colocação efetiva de palavras e frases

Quando se trata de CTAs, não é preciso focar apenas na aparência. O posicionamento é um fator crucial que pode potencializar ou quebrar a decisão de um cliente em potencial, a partir do momento que ele está prestes a se converter. 

Sendo assim, coloque seus CTAs onde eles são mais visíveis, com destaque para frases e palavras e, ainda assim, dentro de um contexto relevante para promover os cliques. 

A barra de navegação do site de empresas de auditoria em SP pode ser o local ideal para aqueles que chegam ao fundo do funil de vendas por meio do CTA, especialmente se a navegação for amigável. 

Ao colocar um ponto de conversão de fundo de funil na navegação, você proporciona aos usuários uma oportunidade imediata de converter em qualquer ponto do seu site. 

Além disso, você pode colocar um CTA em qualquer lugar que descreva um produto ou serviço que possa estar associado a um call to action relevante. 

Por exemplo, é possível convidar os usuários a aprender mais sobre um produto ou serviço. 

Ao fornecer uma oportunidade a eles para irem a fundo a partir de uma descrição inicial, você promove a conversão e gera leads.

Contudo, também é importante conhecer os hábitos dos usuários. Assim, considerar as páginas com mais acesso e verificar o mapa de calor das páginas são ações bastante efetivas para posicionar banners e popups com CTA. 

Promova uma comunicação concisa

Quanto mais explícito um CTA, melhor para os usuários. Não dê a eles a oportunidade de adivinhar o valor de sua oferta, por isso é preciso ser claro e direto quando se aplica um call to action.

Por exemplo, um botão que diz “Faça o download agora” pode não ser claro para um cliente em potencial sem o contexto adequado. 

Por outro lado, um CTA rotulado “Baixe nosso e-book sobre serviços de contabilidade preços acessíveis” é autoexplicativo e quase não requer outro contexto, além do assunto que está sendo tratado na página. Assim, o usuário sabe exatamente o que vai encontrar. 

Seus clientes em potencial são pessoas ocupadas, portanto, quanto menos suposições eles tiverem que realizar, maior a probabilidade de converterem em sua oferta. 

Ofereça um conteúdo inteligente

Se você é um usuário da internet, entenderá que é altamente recomendável capitalizar o valor dos CTAs inteligentes. 

Com recursos digitais disponíveis em plataformas em formato gratuito e premium, é possível fornecer aos usuários um CTA específico e personalizado com base em qualquer um dos seguintes critérios:

  • Associação à lista;
  • Estágio do ciclo de vida;
  • Fonte de referência;
  • País e idioma;
  • Tipo de dispositivo.

Esse recurso permite que os profissionais de marketing forneçam, de uma maneira fácil, conteúdo personalizado e relevante com apenas alguns cliques, eliminando a necessidade de criar várias variações de um mesmo conteúdo de marketing. 

Para tornar a conversão mais efetiva nas páginas de conteúdo, tente incorporar CTAs inteligentes e que possam esclarecer sobre o assunto tratado, desde as aplicações da máquina de solda mig mag, até as funcionalidades e benefícios na aquisição de uma consultoria, por exemplo, conforme nicho de atuação e possibilidade de inserção da estratégia.

Posicionamento do call-to-action é variável

Os sites podem apresentar diferentes CTAs, e onde você os coloca, tanto o primário quanto secundário, é quase tão importante quanto o que você diz nele. 

Há uma linha tênue entre levar os usuários a dar o próximo passo e incomodá-los. Se a sua frase de chamariz for atraente o suficiente, e o usuário enxergar o valor da sua oferta, eles seguirão em frente. 

No entanto, o aparecimento constante de um pop-up pode se tornar incômodo na navegação, repelindo o usuário.

Por isso, mapeie como um cliente em potencial navegará pelo conteúdo do seu site e respectivas páginas e, em seguida, você poderá descobrir onde é o melhor lugar para colocar um CTA de sucesso. 

Em última análise, o teste A/B de sua frase de chamariz (ou quaisquer outras características do CTA) é a melhor maneira de encontrar o que funciona. 

Isso pode ser ótimo para experimentar diferentes textos de anúncios, ideias de design, cores, fontes e posicionamentos e identificar os modelos que apresentam melhor performance junto ao público.

Conclusão

Embora o CTA seja um elemento essencial em qualquer estratégia de inbound marketing, é importante não abusar deles. 

Colocar muitas chamadas para ação pode resultar em nenhuma delas se destacando o suficiente para o usuário clicar, prejudicando o que é exatamente o objetivo de um CTA.

Ou seja, definir o objetivo do seu call to action e aplicá-lo de forma correta em um site que oferece filtro de osmose reversa residencial é a única maneira de fazer com que seus usuários realizem uma ação. 

De qualquer maneira, o call to action se mostra, dentre outros, um dos elementos mais importantes de um site empresarial ou corporativo. 

Assim, se você deseja aumentar seus leads de inbound marketing, vender seus produtos, alavancar seus seguidores nas redes sociais, ou deseja que seus visitantes façam qualquer ação de forma mais ágil em seu site, você precisa de um call to action claro e atraente. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.