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UX Writing têm promovido mudanças profundas no comportamento dos usuários da internet, acompanhando o desejo dos consumidores.

De acordo com dados publicados pelo próprio TikTok, a plataforma é o primeiro espaço de pesquisa dos consumidores. Além do grande fluxo de informações que perpassam a rede diariamente, é ali onde os influencers mais produzem conteúdo.

A popularização dos influencers se deve justamente pelo contato direto que podem ter com os seguidores. Além de receberem insights rápidos do que funciona e não funciona, entendem o que o público busca e são capazes de transmitir a mensagem como gostaria de ser impactado. 

É justamente isso que o UX Writing procura fazer.

Se você já se deparou com uma mensagem em um aplicativo que parecia ter sido escrita especialmente para você ou se encontrou facilmente navegando por um site sem se perder nas palavras, então já experimentou o poder do UX Writing. 

Foto: Arquivo.

O que é UX Writing?

O termo “UX Writing” se refere à prática de criar mensagens de texto em produtos digitais, como aplicativos e sites, com o objetivo de melhorar a experiência do usuário. Ele vai além de simplesmente redigir textos, concentrando-se também na tentativa de proporcionar uma interação suave e significativa entre o usuário e a interface.

Ao contrário do conteúdo tradicional, que muitas vezes se destina a informar ou entreter, o UX Writing está intrinsecamente ligado à funcionalidade e à usabilidade do produto. Cada palavra é escolhida cuidadosamente para guiar o usuário de forma intuitiva, tornando a navegação mais fácil e agradável.

Além disso, a disposição do texto também é considerada. O formato, tamanho, tipo de fonte e composição das frases podem influenciar na recepção final.

Portanto, UX Writing consiste em uma série de fatores que podem ampliar a atenção e a compreensão de quem recebe a mensagem. Tudo para facilitar a compreensão do texto e permitir que a informação seja transmitida com o máximo de eficiência, causando o impacto esperado.

 

Para que serve o UX Writing?

O UX Writing desempenha um papel crucial na criação de uma experiência do usuário coesa e amigável. Além de fornecer informações, ele orienta, instrui e até mesmo encoraja os usuários durante sua jornada digital.

Isso é possível, pois oferece estratégias que transportam o receptor da mensagem e o guiam até os objetivos. Contudo, seus usos para as marcas e empreendedores vão além e abrange uma série de atividades que podem ser centralizadas. 

Clareza e Compreensão

Mensagens concisas e claras ajudam os usuários a entenderem rapidamente como interagir com o produto. Isso reduz a possibilidade de confusão e erros.

Engajamento

O uso de linguagem envolvente e amigável pode aumentar o envolvimento do usuário, tornando a experiência mais agradável e memorável.

Direcionamento

As palavras certas podem orientar os usuários pelas funcionalidades do produto, destacando caminhos importantes e facilitando a descoberta.

Feedback significativo

Mensagens de erro ou confirmação bem redigidas fornecem feedback claro, ajudando os usuários a entenderem o que aconteceu e o que fazer em seguida.

 

Benefícios do UX Writing

A implementação eficaz do UX Writing traz consigo uma série de benefícios. O primeiro é melhorar a experiência do usuário, pois as palavras são escolhidas com cuidado, trazendo fluidez ao processo, satisfação e fidelidade.

Com mensagens claras e instruções bem formuladas, os erros dos usuários são minimizados, o que reduz a frustração e contribui para uma interação mais eficiente.

Isso proporciona uma alta consistência. Um UX Writing estratégico garante uma linguagem fiel e coerente em todo o produto, criando uma identidade coesa e fortalecendo a marca.

Além disso, escrever pensando na acessibilidade significa tornar o produto mais inclusivo. Consequentemente, é atendida uma ampla variedade de usuários, incluindo aqueles com necessidades específicas.

Foto: Arquivo.

Como implementar o UX Writing de forma eficiente

A implementação eficiente do UX Writing requer uma abordagem estruturada e centrada no usuário.

  • Conheça seu público: Compreender quem são seus usuários é essencial. Conduza pesquisas de usuário para identificar suas necessidades, comportamentos e expectativas em relação à linguagem;
  • Abrace todo o processo: O UX Writing não deve ser uma reflexão tardia. Inclua redatores na equipe desde o início do processo de design para garantir uma abordagem holística;
  • Mantenha a simplicidade: Opte por palavras simples e diretas. Evite jargões desnecessários ou linguagem técnica que possa alienar os usuários;
  • Teste com frequência: Realize testes de usabilidade com protótipos que incluam o texto final. Ajuste com base no feedback dos usuários para refinar continuamente a experiência;
  • Adapte-se às mudanças: À medida que o produto evolui, também deve evoluir o UX Writing. Esteja preparado para ajustar e otimizar as mensagens com base no feedback contínuo e nas mudanças no contexto.

 

O UX Writing é uma ferramenta poderosa na caixa de ferramentas do designer de experiência do usuário. Ao dar a devida importância às palavras que acompanham a interação digital, os produtos se tornam mais fáceis de usar e geram conexões mais profundas com quem está lendo. 

Entretanto, para que seja possível, é fundamental contar com um especialista. Um profissional da área terá bagagem para desenvolver um conteúdo de alto nível e apresentar a você as melhores estratégias.

Aqui na Conelly Master Media nossos produtores de conteúdo se dedicam para criar uma experiência rica, capaz de conquistar seus clientes e elevar seus resultados. Entre em contato e conheça nosso trabalho.

 

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