Escolha uma Página
VOLTAR PARA O BLOG

O ano de 2023 chegou e, logo nesse comecinho de ano, já podemos ver quais as tendências para o design em 2023.

Mas, caso você não tenha identificado a linha que as peças visuais – tanto digitais quanto analógicas – irão seguir, fica tranquilo que iremos explicar para você.

Primeiro, devemos lembrar de onde estamos vindo. Os últimos anos têm sido marcados pelo COVID-19 e uma comunicação mais interpessoal, tentando aproximar as pessoas das empresas.

O uso de vídeos e do marketing de comunidade (se você não conhece acesse o texto indicado no link) foram grandes apostas para a comunicação e o marketing. Então, os design seguiram essa linha também, sempre indicando um grau de proximidade com o público.

Mas, na questão de criação do design, 2022 teve um ano bem específico em modelos e cores. Apostando em uma tipografia imperfeita – com falhas nas fontes ou soma de fontes -, nostalgia retro dos anos 90, personagens 3D, design holográfico e um estilo “gamer” marcaram o último ano.

Agora, para 2023, poucas dessas coisas serão usadas – se forem. O ano ainda tende a trazer o público para perto das marcas, mas de formas diferentes.

Então, agora iremos apresentar as tendências para o design em 2023. Obviamente você não deve levar isso como regra de como criar suas artes, mas podem ser fontes de inspiração e renovação.

Quais as tendências para as fontes?

Bem, como já dissemos, nada que esteja escrito aqui são leis e regras gerais para serem usadas por todos. Às vezes, todo o seu negócio é baseado por um manual de marca e as tendências podem não agregar em seu material.

Porém, as tendências para o design indicam que as fontes serifadas são as grandes apostas para o ano de 2023.

Isso vai desde elas por conta na construção de arte, ou na soma delas com elementos gráficos que podem transformar sua arte.

Nesse caso o principal é conseguir construir a arte incluindo a fonte e gerando um certo contraste entre ela e elementos gráficos – tanto em tons quanto em formatos – e aproveitar disso para a transformação de sua arte.

Então, saiba que você ainda vai poder usar as fontes serifadas somada às outras tendências que irão aparecer aqui.

E quais as tendências para os elementos gráficos?

Os elementos gráficos são marcados por várias tendências neste ano de 2023. Porém, vamos tentar mostrar para você – de forma simples – o que você pode apostar para suas artes em 2023.

Desde tons, escolhas de elementos, uso de padrões geométricos e artísticos, além do modo de usar cada uma desses itens.

Então, agora você vai entender porque o uso da fonte serifada deve ser casada com outros itens, além de como tudo isso pode influenciar na recepção do seu público alvo e como ele pode entender.

Porém, daqui para frente iremos dividir os itens em cores e elementos gráficos. Assim, você entenderá de forma mais simples do que iremos falar.

Gradientes em abundância

As gradientes de cores vão ser abundantes em 2023. Assim, o estilo de design oferecerá maneiras fáceis de dar uma aparência futurista e elegante em qualquer arte.

Assim, a mistura de cores graduais é uma tendência que deve entrar em fontes, gráficos e cabeçalhos, formando sempre esses tons leves que casam entre si e agradam ao olhar.

Paleta de cores brilhantes

São diversos os tons fortes que podem ser usados em suas artes em 2023, caso você não queira apostar em gradientes. 

Verde limão, violeta vivo, azul brilhante, rosa choque, são tons alegres e altamente saturados que podem ser usados em designs. 

Esses tons animados cabem em diversos layouts visuais e podem ser utilizados facilmente com outras experiências gráficas.

Tons rosados e avermelhados

Bem, a Cor do Ano em 2023 é a Viva Magenta e, então, porque não usar abusar dela? Como a própria Pantone definiu, é uma tonalidade não convencional para um tempo não convencional.

O uso dos tons próximo ao Viva Magenta vão ser grandes tendências em 2023, aposte neles e produza obras lindas.

Linhas criativas

Sem ligar para o contexto, pode ser escolha artística ou um modo de organizar as informações, as linhas serão tendências no ano de 2023.

Isso porque elas chamam atenção e conseguem dar uma indicação de onde a informação mais importante da arte está.

Padrões paramétricos

Que tal brincar com as perspectivas e proporções, criando variações em volume e profundidade? Então aposte nos padrões paramétricos!

Essa tendência é uma forte aposta em 2023 e, de forma simples, traz padrões de imagens com uma pegada futurista, criando situações complexas no visual – geralmente irregulares e curvilíneas.

Nostalgia vibrante

Bem, que tal entrar na vibe dos anos 70 novamente? Fontes volumosas e com um groovy, além do acúmulo de cores fortes são outra tendência que pode estar em alta em 2023.

A volta das inovações – ou transgressões – no design gráfico é uma aposta para as composições ousadas e chamativas. E, o grande ponto que entrega essa tendência é o contorno preto utilizado em fontes e elementos gráficos.

Algumas das tendências permanecem

A gente falou que boa parte do que era tendência nos últimos anos iria ser esquecido, mas não são todos os pontos. Elementos 3D, motion graphics ou animações, elementos artísticos feitos – ou simulador – por identidades virtuais são as tendências de design que continuam em 2023. 

Assim, você não precisa desmontar tudo que fez nos últimos anos, mas pode aproveitar que algumas das tendências vão permanecer.

Viagem psicodélica

E, na soma de todos os fatores da tendência, que tal dar uma “viajada” novamente? Os tons fortes, somado as letras serifadas e os elementos gráficos são uma grande tendência para o ano – e isso vale para o designer gráfico e até mesmo para as peças de roupas.

Então, use de sua criatividade e abuse das informações que você aderiu nesse texto para criar os melhores designs para sua empresa.

E caso você precise de um apoio para acertar nas tendências para o design 2023, venha já para a Conelly e deixe que nossos profissionais montem as melhores artes para você. Assim, sua empresa ou marca sempre estarão por dentro do que é o mais esperado para o ano.

Veja mais:

Marketing de oportunidade: o que é e como funciona?