Escolha uma Página
VOLTAR PARA O BLOG

Assim como o mercado tecnológico, o Google está em constante atualização para seguir as novidades e exigências feitas por um público cada dia mais rigoroso. Para acompanhar essa onda, torna-se cada vez mais importante saber o que funciona ou não para que estratégias eficientes de SEO sejam arquitetadas e colocadas em prática.

Veja também: A conexão entre a publicidade e às evoluções tecnológica 

Preparado para conhecer algumas das tendências de SEO para 2020? 

Hoje, lhe ajudaremos a analisar o que será importante para as suas estratégias de otimização, de forma que o seu site consiga alcançar ou mesmo permanecer no topo das buscas do Google.

Quer saber como? Então não deixe de acompanhar as dicas a seguir:  

SEO: Comece pelo básico!

Caso você ainda não tenha feito isso, saiba que adicionar sua empresa ao Google Meu Negócio é uma meta essencial para alcançar o topo das buscas em 2020! 

O Google Meu Negócio existe desde o ano de 2014 e apesar de ainda não ter sido adotado por muitas empresas, tem se tornado cada dia mais relevante para as buscas do Google. Por isso, deve ser uma prioridade para sua empresa, caso tenha o desejo de ocupar o primeiro lugar do ranking. 

Através do Google Meu Negócio, usuários podem encontrar informações valiosas sobre produtos e serviços de que precisam de maneira prática e objetiva. 

Entre as disponibilizadas, estão: 

  • endereços; 
  • horários de funcionamento;
  • telefones;
  • fotos dos estabelecimentos e mais. 

Veja um exemplo: 

SEO Google Meu Negócio

Ao buscar por “agências de publicidade” no Google na cidade de Curitiba ou Ponta Grossa, ou ainda ao realizar uma busca direta por “Conelly”, o usuário pode antes mesmo de acessar o site da agência, obter informações que o colocarão em contato direto com a nossa equipe de atendimento. 

Com o Google Meu Negócio, interessados podem em minutos, tirar dúvidas, solicitar o portfólio, além de obter informações sobre serviços realizados aqui na agência. 

Para alguns tipos específicos de negócio como por exemplo, de hospedagem ou restaurantes, o Google ainda disponibiliza a opção do interessado efetuar uma reserva ou pré-reserva na hora. 

Demais não é mesmo? 

Ao direcionar suas estratégias de SEO para responder dúvidas de interessados, é muito provável que a frequência de tráfego para o seu site caia. Entretanto, pode ser muito vantajoso ao levar em conta que mais pessoas encontraram o seu negócio. 

Com o uso dessa ferramenta, consequentemente você observará um crescimento efetivo em seus resultados 

E mais: Conheça as novas formas de obter sucesso no atendimento ao cliente 

Otimize seu site para featured snippets

Caso você não esteja familiarizado com o termo, um featured snippet é considerado o “resultado zero” do Google.

“Resultado Zero” é utilizado para descrever o que é mostrado acima dos links orgânicos da SERP (onde os resultados das pesquisas são mostrados).

O buscador tem por costume extrair das páginas, o que melhor responde a pesquisa do usuário.

Veja um exemplo abaixo: 

Ao buscar por “cotação bolsa de valores hoje” o Google conseguiu identificar um texto que possuísse essas palavras-chave. 

Ou seja, trechos que respondam melhor a busca realizada. 

O Google também fornece um link ao interessado, que é direcionado até o site onde o conteúdo apontado está disponível, além de outros que possivelmente lhe interessarão. Como por exemplo: 

  • economia;
  • mercado internacional;
  •  investimentos;
  •  grandes empresas e etc. 

Com estratégias bem definidas e conteúdo de qualidade, o usuário interessado em ações terá motivos suficientes para passar um tempo considerável em seu site. 

Isso representa mais tráfego e visibilidade a sua marca, além de torná-la referência no assunto. 

Veja mais: Como aumentar sua conversão online em 2020 

Os featured snippets são uma grande tendência para 2020 e prometem crescer ainda mais nos próximos anos. 

O ideal é que você os inclua agora em suas estratégias, caso deseje posicionar seu site no “resultado zero” do Google.

Quer um exemplo prático?

No último ano, o Google anunciou algumas novidades para buscas visuais e no Google Lens. Entre elas, a possibilidade de escanear imagens e transformá-las em texto.

Bacana né? 

Essa prática já tem sido bastante utilizada, principalmente no que tange a turistas em viagens internacionais, por exemplo.

A ferramenta ajuda os viajantes que não falam o idioma local a ter informações traduzidas em tempo real. 

Cardápios em restaurantes, placas, faixas e banners em locais de visitação, tem sua leitura facilitada com a ferramenta.  

Experiência completa para usuários! 

Para acompanhar essa forte tendência, o marketing de conteúdo visual deve fazer parte das suas estratégias em 2020 e nos próximos anos. 

Adote em sua rotina de produção, o uso de vídeos, GIFS e fotos. 

Dica extra: contribua para que o Google reconheça suas imagens!

Apesar dos pexels já serem reconhecidos pelo popular buscador, quanto mais acessíveis e lógicas estiverem as informações em seu site, maiores serão as chances dele ser apresentado.  

Ao adicionar uma foto em um conteúdo, por exemplo, tenha sempre em mente que devem ser inseridos o texto alternativo (tag alt), o título da imagem (title tag) e a legenda.

Veja também: Como gerar resultados através do marketing de conteúdo 

Com passos simples como esses é possível acompanhar as tendências de SEO para esse ano, gerar autoridade, tornar-se especialista em seu mercado e ver o seu negócio crescer. 

Quer saber como o Google entende as intenções de busca dos usuários? Então continue a acompanhar esse conteúdo em nosso post a seguir. 

Ficou com alguma dúvida sobre o que tratamos hoje ou ainda gostaria de implementar essas ações em seu negócio o quanto antes possível? Então Entre em contato conosco.

Teremos um enorme prazer em ajudá-lo!