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Você sabia que pode montar totalmente seu planejamento de marketing anual com base nas datas sazonais? E isso não cabe apenas para o marketing de varejo, mas também para quem trabalha com serviços para empresas.

Além de datas como Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia das Crianças, existem muitas datas que podem ser uma forma de transformar seu produto em ainda mais atrativo para seu público.

Com planejamento sendo feito a longo prazo, você consegue planejar as campanhas e ações para todo o ano, sem que a data caia de surpresa em seu colo e, desse modo, atrase ou atrapalhe possíveis campanhas longas.

Então, tenha as datas sazonais do ano inteiro ao seu lado quando for produzir o seu planejamento de marketing.

Dessa forma, é muito mais fácil que você utilize das datas sazonais para conseguir produzir seu conteúdo e alavancar ainda mais seu negócio.

O que são datas sazonais?

Bem, as datas sazonais são, geralmente, datas comemorativas que fazem parte do calendário oficial do Brasil.

Essas datas costumam movimentar por alguns dias – ou semanas – o comércio com promoções, ações e dando mais visibilidade ao negócio.

Entre elas, temos algumas mais conhecidas como já supracitadas. Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia das Crianças são algumas das datas mais utilizadas pelo comércio para aumentar o movimento e as vendas durante alguns dias.

Porém, você deve ter noção que existem mais datas para utilizar isso a seu favor em seu negócio. Afinal, todos queremos novas maneiras de vender e lucrar, não é mesmo?

Então, aproveite de outras datas, como a Black Friday, e construa um calendário de datas sazonais para conseguir estar sempre na frente de seus concorrentes.

Carnaval, festas juninas, datas regionais – como aniversário da cidade – sempre são boas escolhas para estar próximo ao cliente.

Eventos esportivos, como a Copa do Mundo ou Olimpíadas, também são boas maneiras de aproveitar as datas sazonais. Além de eventos culturais, como festas regionais ou festivais de teatro e musicais.

Obviamente, nos últimos casos citados acima, alguns deles podem não terem as datas definidas no começo do ano. Por isso é sempre bom estar pesquisando novos eventos para conseguir se adequar no calendário.

Por que fazer marketing sazonal nas redes? 

Bem, essa questão é respondida por uma pesquisa, a Global Digital Overview 2020, feita pelo site We Are Social em parceria com o Hootsuite. Nela é informado que 66% dos brasileiros estão presentes nas redes sociais.

Ainda mais, nessa pesquisa é informado que, em média, os brasileiros passam cerca de 3 horas e 31 minutos por dia nas redes sociais, sendo o terceiro do ranking, atrás somente dos moradores de Filipinas e Colômbia.

Com isso, o brasileiro passa cerca de 100 dias por ano conectado às redes sociais. Ou seja, é a certeza que seu público estará presente onde você pretende divulgar seu marketing sazonal.

Mas, saiba que só estar presente nas mídias sociais durante os períodos sazonais não garante as vendas.

É necessário que você saiba encaixar a sua venda – e sua campanha – com as experiências de vida do consumidor. E, desse modo, vemos que diversas campanhas realizadas com vídeos de influenciadores caminham de modo forte.

Assim, saiba que o marketing sazonal também deverá continuar com o trabalho do marketing do resto do ano. Não basta fazer ações isoladas e esperar que o resultado surja sozinho.

Como planejar o marketing sazonal?

Bem, geralmente o plano de marketing de uma empresa é feito antes mesmo do ano começar. Então, desse modo, você já consegue analisar todas as datas importantes para sua empresa.

Existem diversas datas que podem ser usadas por diferentes tipos de empresas. Um exemplo é uma empresa de material para pesca, eles devem planejar com o Dia do Pescador, além de estar preparado para fugir do período da piracema.

Outro exemplo é uma empresa de artigos de esportes. Essa deve se planejar não somente com datas festivas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Dia dos Namorados e Natal, mas também deve estar envolvida com os principais torneios. Afinal, ninguém deixaria de comprar uma camiseta do time de coração se ele estiver disputando a final de um torneio importante.

Por isso, não basta você lembrar da data sazonal próxima ao acontecimento. É necessário que você esteja planejando encaixar o marketing sazonal com outras campanhas para não se atrapalhar.

Quais os melhores modos de aplicar o marketing sazonal?

O marketing em datas sazonais é uma forma de você fomentar mais ainda o seu produto. Então, antes mesmo da data chegar é bom já começar a reforçar isso – de forma simples – com o seu público.

Ou seja, você deve estar preparando as ações de marketing muito tempo antes. Isso pode ser o exemplo para o mês de março. No dia 8 de março é comemorado o “Dia Internacional da Mulher”. Então, durante o mês todo é comum ser usado como “Mês da Mulher”, com diversas ofertas para o público feminino.

Outra forma de se usar o marketing sazonal é transformando a identidade visual momentaneamente nas suas redes sociais. Por que não dar uma cara mais “divertida” durante o Carnaval? Ou até mesmo adotar o xadrez com chapéu de palha durante o mês de festa junina?

Então, você tem diversas maneiras de aproveitar o marketing sazonal, mas deve sempre estar preparado para isso.

Não existe uma regra para como é a melhor maneira do marketing sazonal ser utilizado por sua empresa, mas saiba que você usar de sua criatividade e – de certo modo – de como você vai conversar com seu público para isso acontecer. Não deixe tudo se resumir a “Black Friday” e promoções para datas específicas. 

Quer saber mais como trabalhar o marketing de sua empresa? Então conheça o trabalho da Conelly e descubra como planejar as ações para o ano todo. Com o trabalho profissional realizado aqui, sua empresa nunca será pega de surpresa.

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