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Nos últimos anos, diversas adaptações e novidades chegaram e foram aplicadas, dando espaço a novas maneiras de criar conteúdo. Em 2020, as tendências de marketing de conteúdo, mais uma vez, abrem as portas às novas perspectivas que já podem ser observadas.

Quer saber que tendências são essas? Então acompanhe nosso texto a seguir:

Algumas das principais tendências para o marketing de conteúdo neste ano já foram testadas e outras são completamente novas para o mercado, mas todas elas prometem conquistar produtores de conteúdo, empresas do ramo e clientes.

Conteúdo gerado pelo usuário

Um novo conceito surgiu para ajudar empresas a direcionar o marketing de conteúdo ao consumidor 4.0. 

Este consumidor é o reflexo dos meios que têm à sua disposição e, por isso, possui características bem específicas, que englobam um alto nível de exigência pelo fácil acesso à informação.

Esse perfil técnico descreve para quem as marcas devem direcionar seus produtos e ações de marketing. 

Elas procuram por marcas, produtos e atendimento de ponta e, além de tudo, que possam se identificar e ter uma relação de maior proximidade.

Como resultado disso, hoje não basta apenas vender um produto interessante ou oferecer serviços que possuam um grande diferencial. É essencial se relacionar com o público-alvo, utilizando as plataformas certas. 

Tendo isso em mente, é possível sair do ponto de partida para a prática. 

Por meio de campanhas, marcas estimulam o público a gerar esses conteúdos, que podem ser textos ou vídeos para que, posteriormente, possam ser utilizados em estratégias de marketing de conteúdo. 

Entre as principais vantagens que englobam a opção estão:

  • Aumento do engajamento;
  • Aumento de interação do público-alvo;
  • Maior identificação.

Além desses pontos, há ainda a vantagem econômica, sendo essa prática muitas vezes menos trabalhosa e mais barata, uma vez que os conteúdos são gerados pelo próprio público da empresa/marca.

A crescente dos vídeos na criação e distribuição de conteúdo

Ao pensar em marketing de conteúdo, a primeira coisa que vem a nossa mente são textos. Certo? 

Entretanto, por mais que esse formato ainda represente a principal e mais tradicional forma de criar conteúdo, os vídeos têm um grande poder de gerar alcance, além de chamar bastante atenção.

Existem diversas ferramentas online que podem ser incorporadas nessa etapa, até mesmo combinadas às estratégias de blog.

Nos últimos anos, cresceu muito o uso desse formato em estratégias de conteúdo.

Segundo o próprio Google, pesquisas recentes mostram que 80% dos consumidores alternam suas pesquisas básicas entre textos e vídeos antes de tomar uma decisão de compra.

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Tendo esses dados em vista, é inegável a importância da utilização desse tipo de mídia em estratégias completas. 

O apelo visual que os vídeos têm é tão significativo, que fica fácil entender a constante crescente do consumo dessa ferramenta.

Para este e os próximos anos, marcas devem seguir apostando firme nessa estratégia, principalmente em conteúdos fundo de funil (etapa em que o consumidor já está pronto para a aquisição de um produto e/ou serviço).

Estratégias de voz e áudio

O mecanismo tomou conta das estratégias em 2019. E por mais que seu uso e aceitação tenham sido amplos, 2019 ainda representou um ano de testes e afirmação para o recurso.

A realidade atual indica um constante crescimento para esse tipo de mídia em 2020, especialmente quando citado no formato de podcasts. Apenas no Brasil, o consumo desta mídia teve um crescimento de 67%, segundo a Deezer.

Estratégias de voz e áudio prometem se intensificar ainda mais em 2020. Foto: daviles

A mesma pesquisa ainda apontou que 25% dos participantes consultados, afirmou passar mais de uma hora por dia escutando podcasts.

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O aumento da receptividade da opção é de extrema importância para que exista exploração da plataforma como base para conteúdos de marcas que tenham esse público como alvo.

Através de conteúdos relevantes e direcionados, empresas podem agregar valor para quem escuta e, consequentemente, fortalecer sua marca e aumentar a lucratividade da empresa através da estratégia.

Menos superficialidade e mais qualidade!

Os resultados positivos que o marketing de conteúdo gera à empresas é também um fator convidativo para que haja o excesso.

Afinal, se funciona, por que não apostar intensamente nessa estratégia? 

Diversas empresas veem os benefícios da estratégia e passam a produzir muito conteúdo.

Em grande escala e pouca qualidade, os conteúdos apresentados são superficiais, e acabam não sanando as dúvidas e problemas dos consumidores em perspectiva.

Pouco a pouco, especialmente por conta dos algoritmos do Google que estão cada vez mais rigorosos, diversas empresas têm optado por diminuir o volume de conteúdo em prol da qualidade.

O público cada vez mais exigente, possui dúvidas e desejos específicos e quer encontrá-los em conteúdos com formato simples, objetivos e completos.

A partir disso, diversas marcas têm incluído em sua estratégia de marketing de conteúdo atender somente ao que é desejado. Com isso, tentam destrinchar ao máximo um tema.

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Gerar diversos conteúdos superficiais em cima de um tema não é mais interessante e efetivo. Por isso, uma das maiores tendências de marketing de conteúdo para 2020 é gerar apenas conteúdos aprofundados.

Com bom conteúdo em mãos, é possível trabalhar estratégias de ranqueamento e atração de leads para, posteriormente, levá-los aos seus contatos e empregar outras estratégias, como o e-mail marketing, por exemplo.

Está gostando dessas dicas? Saiba mais sobre o assunto em nosso próximo post e aproveite as grandes tendências de marketing de conteúdo para crescer em 2020!

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