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Em tempos de COVID-19, muitos profissionais passaram a exercer suas atividades em suas casas, a fim de assegurar que o vírus não continue a se propagar.  

Embora não pareça, a mudança para home office requer formatos únicos de adaptação e uma disciplina especial, para que o rendimento diário de trabalho não seja comprometido. 

Por mais que pareça óbvio é muito importante ter uma rígida rotina de trabalho, para que as coisas não saiam dos eixos e deixem de se tornar atividades produtivas, dando lugar a tarefas angustiantes. 

Nem todos os profissionais possuem perfil para fazer home office!

Você sabia disso? 

Se por opção ou demais circunstâncias você está indo para home office, recomendamos que a sua primeira ação seja organizar o espaço onde você irá desenvolver seus projetos a partir de agora. 

Crie um espaço do seu jeito!

Se possível, adapte um cômodo da sua casa para ser seu escritório temporário ou definitivo. 

No caso de não haver essa possibilidade, procure integrar seu espaço de trabalho a algum cômodo onde você possa ter maior tranquilidade para se concentrar em suas atividades. Como uma varanda, por exemplo, quarto de visitas, ou cantinho em seu próprio quarto.

O importante nesse momento é se distanciar de barulhos e quaisquer distrações possíveis. 

Are you ready? 

Com seu espaço escolhido é hora de organizar seus novos formatos de trabalho. Para isso, indicamos seguir alguns passos básicos. São eles:

1. Estabelecer uma rotina

Ter uma rotina pré definida contribui muito com a organização do seu dia a dia e, como consequência, em seus rendimentos, fazendo com que sejam positivos.

Diversas pessoas confundem home office com um trabalho sem regras e isso pode ser definitivo para o comprometimento total da produtividade.

2. Utilize atos simbólicos 

Pode parecer loucura, mas atos simbólicos são comprovadamente eficientes para uma rotina produtiva. 

Tendo isso em mente, você pode, ao acordar, tirar o pijama e colocar uma roupa mais adequada, a qual utilizaria num dia normal de trabalho fora de casa, por exemplo. 

Pode e deve organizar os materiais que vai utilizar no dia ou arrumar a sua mesa de trabalho e assim por diante. 

Tudo o que você puder fazer para ajudar seu cérebro a entender que é hora de focar em seus projetos profissionais. 

3. Evite pontos de distração  

Em casa, além de não ter seu chefe por perto para supervisionar as atividades que você está realizando a todo o momento, que acredite, em muitos casos ainda é necessário. 

Itens como, a tv, o sofá, os filhos querendo brincar e notificações no celular podem roubar minutos e até horas preciosas de seu trabalho. 

4. Avise sua família e amigos 

Faça todos ao seu redor entenderem de que aquele é o seu trabalho e requer compromisso, prazos de entrega e atenção. 

Se necessário, reúna a família e explique sobre sua carga horária e responsabilidades, para que você tenha o máximo de privacidade e concentração de que necessita nesse período. 

5. Faça uma pausa

Assim como em um ambiente de trabalho convencional, em casa você também precisa de uma pausa para colocar as ideias no lugar, dar uma esticadinha nos músculos e conseguir voltar com todo o gás para gerar novas ideias. 

6. Organize sua agenda diariamente 

Seja ela digital ou a tradicional feita com papéis, organizar as tarefas do seu dia é primordial para que nenhuma seja esquecida ou deixada para última hora.  

Se no trabalho protocolar e formal de uma empresa isso já falha, imagina em home office. 

Uma simples iniciativa como essa poderá minimizar falhas, além de otimizar muito o seu tempo. 

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Vamos adorar trocar ideias com você e encontrar as melhores soluções para suas circunstâncias!