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O funil de vendas é uma estratégia do marketing que possibilita que empresas visualizem todo o processo de prospecção até a venda, sendo indispensável para as empresas. Mas se você ainda não sabe o que é funil de vendas, não se preocupe, neste artigo vamos falar sobre a estrutura do funil de vendas e como ele pode ser uma importante ferramenta para o marketing.

A estrutura do funil foi pensada para que os gestores de tráfego, e até mesmo vendedores, consigam entender suas estratégias e objetivos.

Além disso, essa metodologia também serve para outras organizações. O departamento de marketing, por exemplo, passa a ter mais informações sobre o público-alvo, auxiliando no processo de pensar em estratégias para melhorar a conversão e levar o contato para a venda.

Vantagens do funil de vendas

Uma das vantagens de trabalhar com o funil está no fato de que ao executar essa metodologia, é possível identificar alguns padrões de vendas que se repetem.

Tais padrões são importantes, porque por meio de dados pode-se verificar se as ações executadas pela empresa estão gerando resultados em atingir o público certo.

Diante disso, entender como funciona o funil e se organizar a partir dele, contribui para que a gestão se otimize e para que as ações se tornem mais assertivas.

Etapas do funil de vendas

O funil é dividido em 4 etapas principais, as quais representam os passos que o cliente percorre dentro da sua jornada de compra.

Etapa 1: Atração e descoberta: O consumidor tem um problema, mas não sabe como resolver. 

A primeira etapa do funil tem o objetivo de chamar a atenção do potencial cliente e pode ser feita através da oferta de conteúdos.

A estratégia para essa etapa pode ser construída através do blog da empresa (melhor forma de atrair visitantes para o site).

Para que a pessoa passe para a próxima etapa do funil e se torne um comprador é necessário convertê-la por meio de alguma oferta de conteúdo que poderá ser vista após o preenchimento de um formulário (pequena lista de coleta de informação de contato).

Etapa 2: Reconhecimento do problema: O consumidor reconhece o problema, mas não sabe a solução. 

Na segunda etapa do funil os leads devem identificar um problema e começar a pesquisar possíveis soluções.

Nesse momento, é interessante começar a segmentar os leads de acordo com o seu perfil e seus interesses, para que posteriormente seja mais fácil direcionar os conteúdos certos para o possível comprador.

Etapa 3: Consideração de solução: O consumidor reconhece o problema e sabe qual é a solução.

Nessa etapa é importante produzir e enviar conteúdos mais objetivos e técnicos para os leads. Essa prática tem a finalidade de reforçar o problema dele e apresentar o seu produto ou serviço como uma solução acessível.

Etapa 4: Decisão de compra: O consumidor já entende que o seu produto é a solução para o problema dele

Por fim, na quarta e última etapa, o lead já teve um relacionamento significativo com as soluções da sua empresa e está finalmente pronto para ser contatado pelo seu time de vendas.

O mais importante nesse momento é ressaltar os diferenciais do seu produto ou serviço, deixando claro os benefícios competitivos que o cliente vai obter se decidir por sua solução. 

Agora que você aprendeu mais sobre o funil de vendas e como ele pode ser uma importante estratégia para impactar seus clientes, que tal se aprofundar um pouco mais em estratégias de retenção de clientes? Para isso, acompanhe o nosso blog! 

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