Escolha uma Página
VOLTAR PARA O BLOG

Um portfólio bem feito pode trazer inúmeras vantagens e oportunidades a seu autor, pois se trata de um item primordial de utilidade competitiva, que faz a total diferença na hora de conseguir um bom emprego ou potencial cliente.

Veja ainda: as novas formas de obter sucesso no atendimento ao cliente. 

No mercado de hoje, de nada adianta possuir um bom currículo e uma vasta experiência se o seu material de apresentação não está bem executado e apresentável.

Um portfólio é o local onde listamos os principais trabalhos realizados, sejam eles como estudantes, profissionais freelancers ou dentro de uma empresa. Esse material representa a união dos melhores trabalhos realizados e proporciona, aos possíveis contratantes, vislumbrar o que você tem a capacidade de realizar.

Existem diversas categorias de portfólio e cada uma delas é específica a uma necessidade. Seja qual for a sua, é possível encontrar o modelo ideal para demonstrar todo o seu potencial dentro do mercado. 

E mais: entenda o marketing offline e sua funcionalidade nos dias de hoje. 

Conheça agora o que é, qual a importância e como criar um portfólio indispensável. 

O que é um portfólio?

O portfólio tem, por definição literal, ser um dossiê ou documento de registo individual de habilitações e experiências de um profissional ou empresa.

Em resumo, é uma lista que deve reunir os melhores trabalhos realizados por seu autor. É importante deixar bem claro que o portfólio e o currículo, apesar de ambos apresentarem experiências profissionais de um mesmo indivíduo, são documentos distintos. 

O portfólio traz exemplos práticos e visualmente chamativos em relação a sua experiência profissional,  e não apenas menção das experiências, como quando colocados em currículos. Sendo assim, uma maneira bastante eficaz de mostrar na prática o que você é capaz de realizar.

Veja mais: como melhorar o relacionamento com seus clientes em 2 passos simples

Um portfólio bem feito e organizado pode abrir portas importantes, pois é a maneira mais eficiente e prática que as pessoas têm de conferir e conhecer seu trabalho.

Portfólio: o que é, qual sua importância e como criá-lo? [PT. 1]

Foto/Reprodução: análise de trabalhos realizados através de portfólio. Fonte John Schnobrich – Unsplash

Ter uma boa apresentação é um grande sinal de responsabilidade e atenção ao seu trabalho, pois demonstra consistência em sua conduta profissional. Resumindo:  possuir um portfólio é indispensável a um bom profissional, principalmente em áreas que a comunicação visual é muito importante, como no meio digital ou em mídias offline, por exemplo.

Qual é a importância de ter um portfólio?

Portfólio: o que é, qual sua importância e como criá-lo? [PT. 1]

Foto/Reprodução:Portfólio com acesso online. Via: Kaleidico – Unsplash

Levando em conta o avanço e relevância da internet nos dias de hoje, é muito importante que você tenha um portfólio online. A internet, sem dúvida, aumenta suas chances de ser encontrado por clientes e diretores de empresas do seu interesse. Além disso, o portfólio é uma excelente ferramenta para:

1. Apresentar sua identidade

Uma empresa fica mais segura e propensa ao contratar os serviços de um profissional quando pode conferir o que já foi realizado anteriormente por ele. Afinal, é extremamente difícil que um serviço seja adquirido sem que o cliente saiba antes como ele é realizado.

2. Te apresentar profissionalmente

Em um mercado cada vez mais escasso de mão de obra qualificada e, ao mesmo tempo, saturado de “profissionais” que vendem os mesmos serviços, possuir um portfólio online e com apresentação diferenciada pode te distinguir de profissionais mal preparados e amadores.

3. Fazer com que os clientes confiem em você

Ao apresentar o seu trabalho, você faz com que clientes em perspectiva confiem no que você faz. Seu portfólio é, além de tudo, uma garantia de resultados e entrega de seu serviço. 

Uma dica importante que pode agregar bastante nesse ponto é disponibilizar em seu portfólio uma área para comentários de clientes anteriores, fazendo assim com que os novos tenham boas referências de seus serviços prestados.

4. Auxilia na prevenção de possíveis reprovações

Cada cliente tem preferências específicas em relação a aparência do trabalho desejado. Sem ter seu portfólio para consultar, é possível que um determinado cliente até lhe contrate. Entretanto, ao entregar o material, o cliente poderá receber algo totalmente diferente do que imaginava, fazendo com que você tenha que refazer diversas vezes uma mesma demanda, por exemplo. 

Portfólio: o que é, qual sua importância e como criá-lo? [PT. 1]

Foto/Reprodução: seleção de profissionais via portfólio. Fonte: Brooke Lark – Unsplash

Com um portfólio bem definido, tanto o cliente, quanto os profissionais estarão seguros em fazer e receber apenas o que sabem e esperam, gerando resultados satisfatórios para ambos os lados. 

No próximo post, você irá conferir dicas infalíveis de como deve estruturar seu portfólio para que ele seja uma ferramenta chave na conquista de seus principais objetivos profissionais. Não deixe de acompanhar!