Escolha uma Página
VOLTAR PARA O BLOG

Levantar a bandeira e importância da diversidade, pode até parecer um pouco batido ou mesmo repetitivo, por se tratar de um assunto tão abordado no Brasil e no mundo nos últimos anos. Entretanto, apesar de muito pautado, o assunto ainda é pouco praticado por inúmeras organizações.

Você sabia que a diversidade pode trazer excelentes resultados para qualquer negócio? Quer saber mais sobre isso? Então não deixe de acompanhar essa leitura!

É de extrema importância que as organizações possuam crenças, princípios e que, além disso, traduzam essas crenças a seus consumidores-alvo, como forma de atraí-los por meio de identificação.

E mais: Conheça os 4 pilares de uma parceria profissional duradoura 

Marcas conhecidas estão geralmente associadas à diversidade. Em contrapartida, empresas que não possuem esse atributo, perdem inúmeras oportunidades que, muitas vezes, seriam chave para um atônito crescimento.

Dados podem lhe ajudar a entender como funciona na prática 

Segundo um estudo realizado em 2016 pelo Instituto Ethos, que apurou o perfil social, racial e cultural de 500 das maiores empresas no Brasil, os resultados gerados foram pouco motivadores. 

Isso reforça a ideia de que determinar novas formas de crescer e valorizar a diversidade no ambiente das organizações é algo ainda não implantado na maioria das vezes, como levantou a Progic, especialista em comunicação interna e endomarketing:

  • apenas 2% dos funcionários das maiores empresas brasileiras são pessoas com deficiência (o mínimo estipulado por lei);
  • as mulheres representam 58,9% dos estagiários e somente 13,6% de vagas executivas;
  • mulheres recebem apenas 70% da massa salarial alcançada pelos homens;
  • nenhuma das empresas analisadas possuem um executivo de origem indígena;
  • 94,2% dos cargos executivos pertencem a pessoas brancas, enquanto somente 4,7% dos cargos de mesmo nível são ocupados por negros.

Segundo um estudo feito pela Organização McKinsey & Company, ao investir em diversidade, os resultados e, inclusive lucros de uma empresa, apresentam enorme crescimento. Além disso, aumenta a taxa de valorização, ética e respeito pelas mesmas. 

Empresas que possuem diversidade racial e étnica apresentam 35% mais chances de alcançarem resultados excedentes ao esperado. As que possuem diversidade de gênero, apresentam 15% a mais de chances de angariar rendimentos acima da média

Segundo uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review, em empresas onde a diversidade é reconhecida, além de adotada, os colaboradores apresentam cerca de 17% a mais de engajamento e motivação em realizar tarefas que vão além de suas atribuições.

Veja ainda: O melhor ROI da história de um dos nossos clientes 

Essas empresas também apresentam índice de desavenças 50% menor que as demais. Ou seja, isso mostra que trabalhar em um ambiente que acolhe pessoas distintas, estimula o trabalho e, com isso, o aprendizado, fazendo com que os colaboradores sintam-se mais à vontade para tentar coisas novas e gerar melhores resultados, tanto para si mesmos, quanto para a organização.

Está gostando de acompanhar esses dados sobre a diversidade no ambiente de trabalho? Então não deixe de conferir nosso próximo post para saber ainda mais!