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O Marketing de Conteúdo está entre as estratégias mais efetivas para alcançar e fidelizar um público desejado à uma empresa. Ao ser colocado em prática e de maneira adequada, pode gerar um aumento significativo nos resultados de um negócio.

Hoje, o Marketing de Conteúdo é um dos grandes responsáveis pelas informações transmitidas às pessoas e, além disso, fazem com que as dúvidas que elas possuem sejam sanadas, por meio de produtos e/ou serviços. Por conta disso, sua aplicação em um negócio que deseja crescer e ter autoridade é fundamental.

Quer saber mais sobre o Marketing de Conteúdo e como ele pode ser aplicado em seu negócio? Então, acompanhe a leitura a seguir.

O que é Marketing de Conteúdo?

Vamos fazer com que você entenda como o Marketing de Conteúdo age em benefício da sua empresa. 

Comece imaginando que uma pessoa se encontra frustrada com sua forma física e sobrepeso e isso esteja a incomodando a ponto de ela tomar a decisão que precisa mudar. 

Como primeiro passo, essa pessoa pesquisa na internet sobre hábitos alimentares saudáveis e, em seguida, sobre exercícios que auxiliam no processo de perda calórica. 

Veja também: O que é e como montar um portfólio de forma adequada 

Uma clínica de estética especializada em emagrecimento, pensando em todas as dores que sua persona possui, se antecipa e produz conteúdos relevantes sobre emagrecimento, exercícios aeróbicos e procedimentos que combatem a gordura localizada. 

Ao se deparar com o blog da clínica, a pessoa encontra diversos textos esclarecedores, não apenas sobre os assuntos dos quais procurava, mas também sobre informações específicas que contribuem grandemente para uma pessoa que deseja perder peso de forma saudável e relativamente rápida.

Foto/Reprodução: Realização de atividade física para perda de peso. Via: Iconicbestiary – Freepik

Quanto mais informações relevantes a clínica de estética (especializada em emagrecimento) oferece em seu blog, mais tempo uma pessoa com sobrepeso e que decide emagrecer, passará neste ambiente, tanto para tirar dúvidas, quanto para pesquisar e avaliar possibilidades sobre o assunto do qual tanto lhe interessa. 

E mais: Conheça os quatro pilares de uma parceria profissional duradoura

Pensando na jornada que um cliente em potencial percorre, esta pessoa com sobrepeso  rapidamente chegará ao que chamamos de fundo de funil, que é quando um cliente em perspectiva decide visitar um negócio (neste exemplo, visitar uma clínica especializada em emagrecimento) para obter ajuda profissional. 

Tomada a decisão de procurar profissionais, adivinhe qual será a clínica escolhida por esta pessoa, para lhe auxiliar no processo de emagrecimento? 

Sem dúvida, a clínica de estética que esclareceu e apresentou diversas informações sobre o que aquela pessoa buscava para solucionar seu “problema”.

Veja mais: Como a publicidade está conectada às evoluções tecnológicas 

Adotar a estratégia de Marketing de Conteúdo proporciona às empresas resultados satisfatórios, dos quais jamais desejarão abrir mão posteriormente, principalmente quando levado em conta o baixo custo de investimento que essa iniciativa possui em relação aos seus benefícios. 

Como funciona essa estratégia

Grandes empresas transformam-se em referências, criam autoridade e constroem bons e sólidos relacionamentos com seus clientes. Isso acontece por meio de uma estratégia conhecida como Inbound Marketing.

O Inbound Marketing consiste se em fazer com que o público público-alvo de uma empresa chegue até ela. Simples assim. Entretanto, essa estratégia baseia-se em não apenas levar o cliente ideal para uma empresa, mas também faz com que isso aconteça de forma orgânica. 

Processos

Para colocar essa metodologia em prática, é necessário passar por alguns processos. São eles: 

Atração 

A atração é realizada por meio de conteúdos que solucionam as dúvidas e problemas do seu público-alvo como, por exemplo, falar de tratamentos contra a gordura localizada, caso seu desejo seja atrair pessoas que tenham o interesse de resolver problemas relacionados a isso, como citado anteriormente. 

Conversão

A conversão trata-se de transformar as pessoas que buscam o conteúdo que você oferece em leads, ou seja, em contatos de pessoas interessadas. Isso ocorrerá através da identificação com o seu conteúdo, o que também fará com que o visitante passe mais tempo em seu site, lendo diversos artigos e com isso, aumentando significativamente suas chances de vender.

Venda

Com o lead/contato interessado em sua empresa, é possível realizar uma venda consultiva e, além disso, ajudar o mesmo a enxergar um valor ainda maior em seu produto.

Encantamento

Essa é a melhor fase do processo, porque é aqui que é estabelecida a oportunidade de manter um relacionamento duradouro com seu cliente, pois essa relação com o cliente não deve ter um fim efetivo.

Quanto mais atenção você der a ele, dando a manutenção devida à venda, mais chances você terá de vender upsell e transformar esse seu contato em um consumidor recorrente de seus produtos.

Essa estratégia é primordial para que uma empresa gere autoridade e se consolide no mercado, tornando-se uma referência na distribuição de produtos/e os serviços dos quais oferece.

Está gostando dessas dicas? Então não deixe de acompanhar nosso próximo post com mais informações sobre o Marketing de Conteúdo e como ele poderá trazer melhores resultados a sua marca.