Escolha uma Página
VOLTAR PARA O BLOG

Se deparar com um bloqueio criativo é uma questão mais costumeira que se pode imaginar. É preciso ter rápidas alternativas que contribuam com a reversão desse quadro. Conheça algumas eficientes opções!:

Independente da área de atuação, profissionais estão sujeitos a defrontar-se com um bloqueio criativo em seu dia a dia.

Para aqueles que escolheram ainda uma carreira que exige a constância da criatividade, como é o caso de designers e produtores de conteúdo, por exemplo, é bastante comum deparar-se com essas situações com maior regularidade, que quando não trabalhadas, podem afetar significativamente as entregas desses profissionais.

Ao pensar nisso, é possível compreender a importância de boas práticas, que estimulem a criatividade e contribuam para que peças, projeto e produções textuais mantenham um nível constante de qualidade.

Pensando nisso, reunimos hoje 5 sugestões eficientes, para que você facilmente reverta situações de bloqueio criativo que possam surgir em sua rotina.

Entre elas podemos citar:

Estimule sua mente

Diversos profissionais acreditam que, quanto mais imersos em estudos e pesquisas afuniladas sobre seu mercado de trabalho e prática estiverem, melhor se sairão em sua função.

Opções como realizar atividades físicas, a prática da leitura e jogos, dão intervalo e descanso a mente e corpo, ao mesmo tempo que abrem horizontes diferentes para que seu cérebro seja estimulado e continue gerando novas e criativas ideias para você!

Brainstorm

De acordo com a Wikipédia, Enciclopédia livre, “O Brainstorm é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo colocando-o a serviço de objetivos pré-determinados.”

Segundo Mike Baxter, escritor e designer, Brainstorm é “uma sessão de ‘agitação’ de ideias realizada em grupo”, na qual é possível conseguir mais de 100 ideias em uma ou duas horas, o que torna uma excelente experiência para a geração de novas soluções.

Por isso, entre as nossas principais sugestões para os momentos de bloqueio criativo, indicamos o Brainstorm.

Brainstorm é uma atividade bastante indicada para momentos de bloqueio criativo. Photo by You X Ventures on Unsplash

Com diversas mentes pensando juntas, ficará mais fácil de enxergar e pensar em nortes que anteriormente você não imaginaria sozinho.

Tenha um planejamento

Muitas vezes, um bloqueio criativo nasce da falta de uma atividade ou mesmo dia, iniciados sem planejamento.

Essa atitude tende a contribuir não apenas com o bloqueio criativo frequente, mas também com a má gestão do seu tempo.

Com isso em vista, tenha um planejamento mental ou ainda traçado em uma agenda, quadro ou planilha no computador com as informações que você possui e trabalhos que têm a desenvolver.

Veja também: Estratégias que irão lhe ajudar a fazer uma melhor gestão do seu tempo

Dessa forma, será muito mais simples definir como e quando cada uma delas será executada.

Levante-se, espreguice-se e, se necessário, mude de ambiente!

Se você já baixou nosso e-book sobre rendimento em Home Office, ou mesmo que tenha lido nosso post com as dicas do mesmo, sabe que somos grandes apoiadores de pequenos intervalos para manter a energia e criatividade ativa durante a realização de tarefas profissionais em seu horário de trabalho.

Trabalhar em um mesmo cenário dia após dia, pode reprimir a criatividade.

Muitas vezes podemos nos mudar de mesa, sala, ou mesmo ambiente no escritório onde trabalhamos, seja em uma empresa externa, ou em nossa casa.

Se isso por possível, teste a indicação sempre que necessário, nem que seja apenas por um dia ou tarde, por exemplo.

Se não for possível, reorganizar o ambiente da sua mesa e o que está ao redor, já pode contribuir de maneira significativa também.

Outras medidas que podem ser tomadas todos os dias é a prática de levantar-se, pegar um copo de água ou chá, fazer alongamentos e trocar uma ideia com um colega sobre o assunto que não flui.

Todas essas atitudes o ajudarão a voltar para o seu projeto em andamento com novas perspectivas.

Diversas pesquisas indicam que nosso cérebro só consegue permanecer focado em um mesmo objetivo pelo tempo máximo de 60 minutos, após esse período, a tendência é que ele se distraia. 

Daí a importância de pôr em prática algumas ou todas essas dicas!

Indicação extra para os momentos de bloqueio criativo!:

Atente-se à organização do seu ambiente. 

Se você encontra-se em uma situação de bloqueio e possui uma área de trabalho desorganizada ou com acúmulo de objetos, uma limpeza pode ser bastante positiva e suficiente para lhe ajudar!

Gostou dessas dicas?

Ter acesso a bons portais de inspiração também podem ser excelentes escapes e solucionadores para esses momentos! Por isso, acompanhe semanalmente nosso blog.

Compartilhe essas ideias!